Retrospectiva 2023: confira os fatos que viraram notícia no CPS

Entre os destaques estão seis novas unidades, diversas medalhas de conhecimento e projetos premiados, além de excelentes resultados no Enade, IGC e Pisa

29 de dezembro de 2023 8:21 am Institucional

Ano ficou marcado pela criação de novas unidades e cursos, alunos premiados, Provão Paulista e expansão da AMS | Foto: Divulgação

Em um ano de muito trabalho e várias conquistas, o Centro Paula Souza (CPS) contabilizou diversos avanços para as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Mais uma vez, as unidades do CPS apresentaram excelentes resultados em avaliações oficiais, como Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Índice Geral de Cursos (IGC) e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), com notas superiores à média brasileira. No caso do Pisa, algumas Etecs ultrapassaram, inclusive, países que lideram o ranking. Os estudantes também colecionaram medalhas em olimpíadas de conhecimento e prêmios em feiras tecnológicas, além de concursos nacionais e internacionais.

Entre as novidades, o governador Tarcísio de Freitas criou seis unidades do CPS: as Fatecs Votorantim, na região de Sorocaba, e de Esportes, na Capital, bem como quatro novas Etecs, em Bragança Paulista, Cravinhos, Guaíra e Sumaré. Importante ressaltar ainda a implantação de novos cursos técnicos e tecnológicos antenados com as tendências de um mercado de trabalho em constante transformação.

O modelo de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) da instituição, que permite cursar os Ensinos Médio, Técnico e Superior em cinco anos, formou sua primeira turma em 2023 e deu um grande salto no número de matrículas e de empresas parceiras para realização de atividades de contextualização profissional.

Para trazer novas oportunidades de experiências internacionais aos alunos, foi lançada mais uma edição do Intercâmbio Cultural, com 349 bolsas de estudos para 245 alunos das Etecs, 87 das Fatecs e 17 professores monitores, para cursos de inglês ou espanhol, durante um mês, em instituições de ensino da Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Os embarques estão previstos para fevereiro de 2024.

Destaque também para a inauguração de Espaços Maker com equipamentos de alta tecnologia, nas Etecs e Fatecs, e a adesão do CPS ao Provão Paulista, novo modelo de avaliação seriada do Governo de São Paulo, que permite acesso direto de estudantes de escolas públicas a cursos superiores das Fatecs e das universidades públicas paulistas.

Confira a seguir uma seleção dos melhores momentos que viraram notícia, mês a mês:

Janeiro

O ano começou com o embarque de várias turmas de alunos de Etecs e Fatecs para o Intercâmbio Cultural do CPS, em cidades da Inglaterra e Irlanda. Em outra frente, jovens de duas Etecs participaram do programa Jovens Embaixadores, em Washington, nos Estados Unidos. Uma plataforma de automação de processos, criada por uma ex-aluna da Fatec Sebrae, conquistou o prêmio Startups do Futuro. Mais uma vez, as Fatecs Carapicuíba e São Caetano do Sul sediaram a competição Global Game Jam. E o CPS passou a ser vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).

Fevereiro

Na volta às aulas, os estudantes foram recebidos com programação especial e ações solidárias. O mês também ficou marcado pela assinatura do decreto de criação da Fatec Votorantim, que iniciou as atividades com os cursos de Controle de Obras e Desenvolvimento de Software Multiplataforma. Projetos de alunos, premiados em feiras de conhecimento, ganharam destaque em fevereiro, como esmalte a base de isopor, da Etec de Olímpia; fogão solar, da Etec Jaraguá; e totem hospitalar, de Etec de Piracicaba. Diversas unidades uniram-se para auxiliar as vítimas das chuvas no Litoral Norte.

Março

No Dia Internacional da Mulher, o CPS divulgou um balanço sobre o aumento da participação feminina em cursos tradicionalmente mais procurado por homens. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professoras do CPS apresentaram memórias sobre a educação feminina. O grupo Robótica Paula Souza comemorou dez anos de atividades, levando novas formas de integrar ferramentas e tecnologias em sala de aula. A 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) contou com 11 trabalhos de 10 Etecs e três unidades foram premiadas. Conheça os vencedores!

Abril

O mês teve início com uma excelente notícia: oito Fatecs alcançaram desempenho acima da média no IGC. Também chamaram atenção ações solidárias de alunos e professores em prol da comunidade. Como parte da política de Integridade, o CPS passou a adotar marca do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. Estudantes visitaram a 28ª Agrishow. Foi anunciada a criação de cinco novas especializações técnicas nas Etecs, e o primeiro curso técnico de Viticultura e Enologia, em Jundiaí. O CPS divulgou o modelo inovador de campus inteligente da futura Fatec de Rio Claro.

Maio

Eventos agitaram o mês, como Semana Paulo Freire, Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec), Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais e Torneio da Etec de Esportes. A convite da Universia, a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, participou do Encontro Internacional de Reitores, na Espanha. O CPS lançou seu Código de Ética com foco na valorização humana. Foram anunciados novos cursos de tecnologia em Gestão de Comércio Eletrônico, Gestão de Negócios e Pessoas, Gestão Desportiva e de Lazer, além do técnico em Veterinária.

Junho

No Dia do Meio Ambiente, foram divulgados projetos de alunos para combater a poluição por plásticos. Com objetivo de fortalecer a equipe, o CPS iniciou a convocação de servidores aprovados em concurso público e diversas unidades abriram editais para contratação de professores. Para turbinar a criatividade dos jovens, Etecs e Fatecs ganharam Espaços Maker. Estudantes de Etecs venceram o Prêmio Econoteen e uma aluna da Fatec Diadema foi destaque no Congresso Brasileiro de Cosmetologia. O CPS organizou a edição comemorativa de 15 anos do Fórum de Educação Profissional e o 14º FatecLog.

Julho

O governador Tarcísio de Freitas criou três novas Etecs localizadas nos municípios de Bragança Paulista, Guaíra e Sumaré, além da Fatec de Esportes, na Capital. Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, foi lançado o Provão Paulista. CPS e Fundo Social renovaram parceria para oferta de cursos gratuitos de qualificação. Mais de 3 mil alunos participaram da Campus Party Brasil, que também contou com palestras da diretora-superintendente do CPS e do titular da SCTI, Vahan Agopyan. Jovens de Etecs faturaram 90 medalhas na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Agosto

O mês começou com a criação da Etec de Cravinhos, que recebeu R$ 10,6 milhões em investimentos do Estado para construção da sede. Os Núcleos Regionais de Administração também ganharam destaque. A Escola de Inovadores chegou à 17ª edição e a Inova CPS lançou a segunda edição do programa Professor Empreendedor. O CPS anunciou mais um Intercâmbio Cultural e abriu inscrições para o novo Ensino Médio a distância para jovens e adultos com qualificação em Assistente de Planejamento. Um balanço apontou que oito em cada dez alunos de Fatecs vieram de escola de pública.

Setembro

Nos Estados Unidos, três estudantes da Etec de Ribeirão Pires conquistaram primeiro lugar no Festival Global de Impacto da Inteligência Artificial da Intel 2023. Um estudo da Fatec Praia Grande foi mencionado em revista científica da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Jovens da Fatec Ourinhos classificaram-se para etapa mundial do Falling Walls Lab, na Alemanha. Etecs ganharam 227 medalhas na Olimpíada Brasileira do Saber (OBS). Fatec São José dos Campos venceu a 12ª edição da maratona de programação InterFatecs e ações de conscientização marcaram o Setembro Amarelo.

Outubro

No mês em que comemorou aniversário de 54 anos, o CPS abriu inscrições de projetos para 15ª edição da Feteps, a Feira Tecnológica da instituição, que voltará ao formato presencial em 2024. Na véspera do Dia do Professor, foram disponibilizados exames de proficiência em inglês para docentes e funcionários. Uma professora de Etec de Piracicaba venceu concurso de risoto e ganhou viagem para Itália. O coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquíades de Araújo, recebeu a Medalha Nilo Peçanha, do Ministério da Educação (MEC), em reconhecimento ao trabalho no CPS.

Novembro

A Etec Santa Ifigênia, da Capital, conquistou primeiro lugar no concurso Altar de Día de Muertos. Na avaliação do Enade, dez Fatecs atingiram conceito máximo e o curso de Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sumaré foi considerado o melhor do País. Alunos de Etecs foram selecionados para o programa Jovens Embaixadores e diversos projetos receberam prêmios na Mostra 3M. A Fatec São Paulo implantou duas novas formações: Paisagismo e Jardinagem e Produção Cultural. A expansão da AMS virou destaque. E o CPS celebrou 20 anos do Programa de Mestrado.

Dezembro

No último mês do ano, jovens conquistaram medalhas na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, além de outros prêmios, como Harvard Book Prize, Olimpíada de Empreendedorismo Universitário e The Schools Challenge. Projetos de dez Etecs classificaram-se entre os semifinalistas da 22ª Febrace e um grupo de seis alunos de duas Etecs da Capital participou do programa Parlamento Jovem. Estudantes e professores mobilizaram-se em ações solidárias de Natal. No Pisa, alunos de Etecs superaram média de países desenvolvidos em Leitura.

Compartilhe


Veja também