Ações de solidariedade e arte marcam o Natal do Centro Paula Souza

Etecs e Fatecs de todo Estado promovem arrecadação e distribuição de cestas básicas, doces, roupas e presentes; programação inclui apresentação de teatro e cantata

19 de dezembro de 2023 3:33 pm Institucional

Campanha ‘Mãos Solidárias’, da Etec Prof. Mário Antônio Verza, de Palmital, arrecadou 900 quilos de alimentos | Foto: Divulgação

A aproximação das festas de final de ano traz à tona sentimentos de generosidade e solidariedade que tomam forma em ações individuais e coletivas. Nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades Tecnológicas (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS), o espírito natalino se apresenta com a doação de alimentos, acolhimento e apoio à comunidade.

Na Etec Prof. Mário Antônio Verza, de Palmital, a campanha Mãos Solidárias foi desenvolvida por alunos da primeira série do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, liderados pela professora Carla Beloto. Com a mobilização, foram arrecadados 900 quilos de alimentos, suficientes para 60 cestas básicas.

“Ainda estamos buscando parcerias com empresas locais e instituições para ampliar o alcance e fortalecer ainda mais os laços entre a escola e a comunidade, além de promover valores como empatia e solidariedade entre os alunos”, explica o diretor substituto da Etec Professor Mário Antônio Verza, de Palmital, Isaque Katahira.

Na Etec Prof. Adolpho Arruda Mello, de Presidente Prudente, a campanha Etec Solidária chega à 11ª edição com arrecadação de itens para cesta básica e panetones.

Além de ajudar pessoas humildes, a ação visa desenvolver a essência da solidariedade, despertando o amor ao próximo, o trabalho em equipe e a responsabilidade social.

Pelo segundo ano consecutivo, a Etec de Cubatão promove ação solidária na Unidade Municipal de Educação (Ume) Maria Liberata. Ao todo, 71 crianças atendidas pela creche receberão sacolinhas de Natal oferecidas por professores, funcionários e alunos.

Arte Natalina

A Etec Prof. André Bogasian, de Osasco, realizou a 12ª edição da Cantata Natalina Bogasian, no dia 2 de dezembro. Neste ano a escola recebe 148 crianças indígenas das aldeias Guarani, localizadas no Pico do Jaraguá. O evento teve distribuição de presentes, atividades lúdicas e troca cultural.

A Etec Gustavo Teixeira, de São Pedro, apresenta o O Teatro Solidário, desenvolvido pelos alunos das primeiras séries do Ensino Médio com Ênfase em Linguagem e Matemática, primeira série do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Marketing, e terceira série do curso técnico em Nutrição e Dietética. O projeto foi desenvolvido nas aulas de arte, em parceria com a orientação educacional e teve como ingresso a doação de alimentos não-perecíveis para a comunidade.

Kits de higiene e guloseimas

A Etec Bento Carlos Botelho do Amaral, de Guariba, promoveu arrecadação de bombons que foram doados para o Centro Comunitário Cristo Rei, também em Guariba. Já a Etec Arnaldo Pereira Cheregatti, de Aguaí, realizou um sábado letivo com arrecadação de presentes natalinos que serão doados aos idosos que vivem na Comunidade São Vicente de Paulo, o asilo municipal de Aguaí.

Este ano, a Fatec Tatuí fez uma ação em parceria com o Lar Donato Flores, que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social, desde 1961. Atualmente, são atendidas diariamente 300 crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 10 a 18 anos, e seus familiares.

“Em contato com a Dona Ana, presidente do lar, soubemos da necessidade de prover kits de higiene, compostos por creme dental, sabonete e escova de dente. Além de ajudar a promover o bem-estar social, a ação estimula o espírito de colaboração e a empatia entre professores, funcionários e estudantes, fortalecendo valores essenciais para a formação acadêmica e pessoal”, diz a vice-diretora Patrícia Glaucia Moreno.