Governo vincula CPS à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Objetivo da alteração é aumentar a sinergia entre as instituições de ensino e institutos de pesquisa e facilitar a troca de conhecimento e de experiências científicas

19 de janeiro de 2023 11:05 am Institucional

Centro Paula Souza está presente em cerca de 360 municípios do Estado de São Paulo, incentivando a pesquisa l Foto: Roberto Sungi

O Centro Paula Souza (CPS), referência em Ensino Técnico e Superior Tecnológico com as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, reconhecido como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), será vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Até então, o CPS tinha suas atribuições atreladas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial do Estado.

Com a mudança, a instituição volta a ficar ao lado das universidades estaduais, como em gestões anteriores. Com a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo Governo do Estado, órgãos relacionados à pesquisa acadêmica, como as universidades estaduais, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por exemplo, também passaram para a nova pasta.

O objetivo da alteração é aumentar a sinergia entre as instituições de ensino e institutos de pesquisa e facilitar a troca de conhecimento e de experiências científicas.

Considerado a maior instituição pública estadual de Educação Profissional da América Latina, o CPS tem como proposta oferecer ensino profissional de qualidade à população, preparando novos talentos para as necessidades do mercado de trabalho. Atualmente, administra 75 Fatecs e 224 Etecs, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.

As unidades do CPS apresentam excelente desempenho em avaliações oficiais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), mostrando que a instituição soube enfrentar os desafios da pandemia.

Compartilhe


Veja também

Governo do Estado de SP