Centro Paula Souza oferece curso técnico gratuito de Viticultura e Enologia

Habilitação técnica que será implantada na Etec Benedito Storani, de Jundiaí, é uma das opções do Vestibulinho para o segundo semestre; inscrições vão até as 15 horas de 8 de maio

25 de abril de 2023 8:42 am Etec, Vestibulinho

Curso técnico abrange etapas que vão do plantio de uvas até a degustação de vinhos | Foto: Divulgação Etec BeSt

A partir do segundo semestre, o Centro Paula Souza (CPS) passa a oferecer o primeiro curso técnico gratuito em Viticultura e Enologia do Estado de São Paulo. Com duração de três semestres, as aulas serão ofertadas na Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storari, de Jundiaí, conhecida como Etec BeSt. A formação é uma oportunidade para o candidato se preparar profissionalmente para o mercado, que abrange desde o plantio de uvas até a degustação de vinhos. O ingresso no curso se dá pelo Vestibulinho que tem inscrições abertas até o dia 8 de maio.

Ao optar pelo curso, os estudantes serão apresentados a todas as etapas do plantio da fruta, manejo das parreiras, desenvolvimento e controle dos processos de cultivo, seleção das variedades da uva, além de aprender sobre colheita e pós-colheita para o processamento e elaboração de produtos vitícolas. Também faz parte da rotina de estudos aulas em adegas e laboratórios de microvinificação, microbiologia, enoquímica, enologia, cozinha e gastronomia.

Para implantar a habilitação, a Etec BeSt adequou espaços, equipou laboratórios e estruturou a grade curricular com o que há de mais moderno no setor. “Além de toda adaptação teórica e estrutural, visitamos instituições de ensino do Sul do País, fabricante de vinhos, além de produtores de uva. Buscamos as melhores referências do mercado para oferecer o curso”, explica a coordenadora do currículo, Esmeralda Macedo Serpa.

A diretora da Etec, Fabiana Lourençon, conta que os alunos serão recebidos por uma equipe altamente preparada, por professores atuantes do mercado de vitivinicultura, além de agrônomo, enólogo, químico e outros profissionais. “Este curso, que estará aberto a alunos de diversas regiões, também vai agregar conhecimento àqueles que já trabalham na área e atenderá uma demanda específica da cadeia produtiva do vinho e do suco de uva.”

O técnico formado em Viticultura e Enologia poderá trabalhar em áreas diversas do setor, como propriedades vinícolas, vitícolas e vitivinícolas, envasadoras e estandardizadoras, processamento industrial ou artesanal de vinhos, laboratórios de controle de qualidade. Existe ainda o campo do turismo enogastronômico e turismo rural, e as empresas de comercialização e operação de máquinas e equipamentos vitivinícolas.

A Etec mantém um parreiral que já está produzindo frutos. “Estamos cercados de pessoas capacitadas. Temos variedades de uvas e uma estrutura completa, pronta para receber os aprovados no Vestibulinho”, reforça a diretora da unidade. “Junto com o diploma, quem se formar vai ter uma garrafa de vinho de produção própria, feito com o uso de técnicas aprendidas durante o curso”, complementa a professora Esmeralda.

Vestibulinho

As inscrições para o processo seletivo das Etecs devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 8 de maio. O interessado precisa preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico. Também é necessário pagar a taxa de R$ 33 em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito. A prova será no dia 4 de junho.

Para concorrer a uma vaga no curso técnico em Viticultura e Enologia, o candidato deve ter 18 anos, ou completar a idade até o dia 31 de julho de 2023.