CPS realiza 2º Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais

Encontro online é direcionado a educadores de Etecs, Fatecs e de outras instituições de ensino brasileiras e estrangeiras; inscrições vão até 25 de maio, dia do evento

19 de maio de 2023 10:09 am Eventos

Participam do 2º Ives educadores de universidades do Chile, Estados Unidos e Venezuela l Foto: Freepik

A Coordenação de Línguas e Projetos Internacionais da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza (CPS) realiza no próximo dia 25, a segunda edição do Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais (Ives – sigla em inglês para International Virtual Exchange Symposium). O encontro online é direcionado a professores, coordenadores e administradores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, e educadores de outras instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras. As inscrições vão até o dia do evento, pelo site.

As Fatecs despontam nos primeiros lugares no ranking mundial em projetos de Intercâmbios Virtuais, conhecidos como Collaborative Online International Learning (Coil), metodologia que congrega mais de 230 instituições de Ensino Superior ao redor do mundo. No CPS, o programa foi rebatizado como Projeto Colaborativo Internacional (PCI), fazendo parte da Cesu.

“Essa forma de ensino engaja alunos e professores de países diferentes em torno de um projeto comum, com turmas que se encontram remotamente e desenvolvem um trabalho durante um período que pode durar de quatro a dez semanas”, explica o coordenador de PCI e mediador do evento, Osvaldo Succi.

Uma década de internacionalização

Em 2023, o Ives celebra os dez anos do primeiro PCI. Os Intercâmbios Virtuais tiveram início em 2013, com a parceria entre a Fatec Americana e a Suny Ulster, faculdade pública nova-iorquina. Desde então, os PCIs envolveram cerca de 7,5 mil estudantes de 50 Fatecs, em parceria com jovens de outras 49 instituições de Ensino Superior de 17 países.

Após a abertura, realizada por representantes da Cesu, haverá apresentações de Rosi León, diretora de Intercâmbios Virtuais e Aprendizagem Online da DePaul University (EUA); Alejandro Molina, analista de desenvolvimento de carreira da DuocUC (Chile); José Luis Jimenez, coordenador de Intercâmbios Virtuais da Universidad Católica Andrés Bello (Venezuela); Daniel Nolan, coordenador Coil da University of Minnesota System (EUA) e Hope Windle, diretora do State University of New York Coil Center (EUA).

As apresentações dos especialistas serão legendadas e haverá apoio para a tradução consecutiva de perguntas e respostas.

Serviço

2º Simpósio Internacional de Intercâmbios Virtuais
Local:
online
Data: 25 de maio
Horário: das 14 às 17 horas
Inscrições: pelo site
Mais informações: cesu.pci@fatec.sp.gov.br

Compartilhe


Veja também