Concurso de Risoto leva professora de Etec de Piracicaba para a Itália

Janaina Ferreira foi a primeira colocada no concurso gastronômico e recebeu uma bolsa de estudos, passagem e hospedagem na região do Piemonti. Anote a receita campeã!

25 de outubro de 2023 10:55 am Institucional

Finalistas receberam orientações de chefs italianos e jornalistas, além da visita do cônsul geral da Itália| Foto: Roberto Sungi

No último dia 23 de outubro a Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia sediou a 5ª Edição do Concurso Gastronômico “Risoto que te leva para Itália”, para professores dos cursos de Gastronomia e Nutrição. A competição é uma parceria do Centro Paula Souza (CPS) com o Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), com sede em Costiglione D’Asti, na região italiana do Piemonte.

A receita vencedora foi o Risoto de Queijo Canastra com Filé Mignon ao Nebbiolo, da professora de nutrição Janaina Costa Ferreira, da Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba. Como prêmio, ela ganhou uma bolsa de estudos de quatro semanas, com passagem, hospedagem e alimentação pagos pelo ICIF, e possibilidade de mais três meses de estágio em restaurantes credenciados pelo Instituto.

“Trouxe um risoto que mistura a referência brasileira do queijo canastra, com a italiana do vinho Nebbiolo, do Piemonte. Fiquei muito surpresa e feliz com essa vitória! Vou aproveitar ao máximo o curso e trazer toda essa experiência de volta para a sala de aula, minha grande paixão”, disse a vencedora (veja a receita abaixo)

Fotos: Roberto Sungi

O segundo lugar ficou com a professora de gastronomia da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, Veronica Pavan Giulice. Ela apresentou o Risotto Dolce Jundiahy, que leva queijos parmesão e gorgonzola, em contraste com figo rami em calda. Ela será presenteada com um curso do ICIF no Brasil.

“Esse risoto tem um toque cultura e sensorial da minha cidade, Jundiaí. O doce de figo é uma receita original da Cica, uma fábrica que foi muito importante para a região. Um ex-funcionário passou essa receita para minha mãe”, conta.

A terceira colocada foi a professora de gastronomia Mariana Gardin Alves, da Etec João Gomes de Araújo de Pindamonhangaba. Ela apresentou o Risoto do Nonno, que leva na receita pinhão, presunto de parma torrado e café coado.

“Risoto no Nonno é uma homenagem ao meu avô, filho de italianos, criado em Espírito Santo do Pinhal. Essa região sempre foi conhecida pelo café, e hoje também é famosa pelo vinho, que usei na receita. Completei com o melhor queijo de Pindamonhangaba, onde vivo, e a manteiga de Taubaté, minha cidade natal”, conta.

Concorreram ainda os professores da capital paulista Cláudio Roberto de Oliveira Araújo, da Etec Santa Ifigênia, com o Risoto de Moqueca, Eduardo Balilla Ito, da Etec Uirapuru, com o Risoto Umami de Cogumelos no Missô, e Cristiane Tonidandel, da Etec Parque Belém, com o Risoto Belo.

Os jurados foram os chefs italianos Claudio Rocchi, Paolo Bertholier, os jornalistas Adalberto Piotto e Ricardo Castanho, Gerardo Landulfo, e a representante do Consulado Italiano em São Paulo, Anna Fornara, esposa do cônsul Domenico Fornara, que também participou do evento.

Confira a receita do risoto vencedor:

Compartilhe


Veja também