Centro Paula Souza implanta regionalização de coordenadorias

Instalação dos Núcleos Regionais de Administração ocorreu para agilizar atendimento das demandas das Etecs e Fatecs, em benefício do processo de ensino e de aprendizagem

1 de agosto de 2023 2:13 pm Institucional

Em pé, o coordenador da Cesu, Rafael Ferreira Alves; Elzo dos Santos Filho, Vagner Bueno, da equipe de regionalização, e o coordenador da Cetec, Almério Melquíades de Araújo; sentadas, Mirtes Paim e Sônia Fernandes, também da equipe de regionalização l Foto: Roberto Sungi

Atualmente, o Centro Paula Souza CPS administra 227 Escolas Técnicas (Etecs) e 77 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, distribuídas por todas as regiões do Estado. Para atender às demandas de uma rede tão extensa quanto complexa, a instituição implantou o projeto de regionalização dos seus departamentos. O objetivo é aproximar Etecs e Fatecs da Administração Central, localizada na Capital, para agilizar processos pedagógicos, técnicos e administrativos.

A implantação de 12 Núcleos Regionais de Administração (NRAs) ocorreu para agilizar o atendimento às solicitações das unidades pelas coordenadorias, descentralizando e tornando mais eficiente a gestão.

“A rede de ensino do CPS concentra uma expressiva demanda de processos educacionais, pedagógicos, técnico-administrativos e de infraestrutura”, afirma a responsável pela implantação da regionalização, Sônia Regina Corrêa Fernandes. “A otimização dessas atividades guarda estreita relação com a qualidade da educação oferecida. Sua implementação requer uma abordagem estratégica, a fim de promover a organização, o planejamento e a execução de funções de interesse comum.”

O modelo para o projeto foi o Grupo de Supervisão Educacional (GSE) da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, ampliado sob a liderança de Sonia, em 2009, para supervisionar as Etecs regionalmente. “De uma região para outra existem diferenças populacionais e de vocações econômicas, entre outras . A proximidade física permite que os gestores pedagógicos regionais das Etecs visitem as unidades com mais frequência e entendam melhor os arranjos produtivos locais”, explica a responsável pelo GSE, Sabrina Rodero Ferreira Gomes.

“Desta forma, quando uma escola solicita a implantação de um novo curso, por exemplo, temos subsídios para avaliar se determinada formação é adequada às demandas regionais”, conclui Sabrina.

“A regionalização é muito benéfica para atuação dos gestores escolares”, avalia a diretora da Etec Padre José Nunes Dias, localizada em Monte Aprazível, na Região de São José do Rio Preto, Valéria Regina Donatoni Anguera. “Ela nos aproxima dos setores e coordenadorias da instituição, contribuindo para tomada de decisão de forma ágil e assertiva. Os docentes que compõem as regionais são atenciosos e extremamente comprometidos.”

Proximidade e agilidade

A estrutura de cada um dos 12 NRAs conta com um gestor pedagógico regional das Etecs e equipe, representando a Cetec; e outro gestor pedagógico regional das Fatecs, representando a Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu). Também integram os núcleos professores coordenadores de projetos, que ficam encarregados pelas atividades da Unidade de Gestão Administrativa e Financeira (Ugaf); Unidade de Recursos Humanos (URH); Unidade de Infraestrutura (UIE), Unidade Processante (UP) e Divisão de Informática (DI).

“A implantação dos NRAs tem possibilitado a otimização dos processos que estão em andamento, trazendo melhoria na comunicação além de agilidade na execução das demandas. Se uma escola precisa de um reparo ou reforma simples, por exemplo, o coordenador da UIE pode visitar o local rapidamente e avaliar as obras necessárias”, avalia Sônia Fernandes.

De acordo com Magda de Oliveira Vieira, coordenadora da Ugaf, a regionalização otimizou o trabalho no departamento. “Na medida em que um profissional representa várias Etecs e Fatecs, ele concentra os processos de aquisição de materiais, gestão de contratos e pagamentos dessas unidades. Isso agiliza os procedimentos nas duas pontas.”

Outro exemplo prático do impacto da regionalização na rotina das unidades foi a implantação da Fatec Votorantim, que começou as atividades no primeiro semestre de 2023. “Muitas viagens do diretor à Administração Central, na Capital, foram evitadas. Assim, ele ganhava tempo para realizar orçamentos, receber equipamentos dos laboratórios e cuidar de detalhes de infraestrutura do prédio, entre outras tarefas”, revela a gestora pedagógica da Cesu na Região de Sorocaba, Juliana Tonon Oliveira.

“Economizamos tanto nas viagens para São Paulo como nos processos de aquisição conjunta de materiais, atendendo às necessidades de todas as unidades pertencentes à regional de Sorocaba”, elogia o diretor da Fatec de Votorantim, Mauro Tomazela.

“Por meio da regionalização estreitamos a relação com as unidades e conhecemos melhor suas demandas. Desta forma, conseguimos dar suporte e utilizar melhor os recursos da instituição”, finaliza o responsável pela Gestão Pedagógica Regional das Fatecs, William Marcos Muniz Menezes.

Os 12 NRAs estão distribuídos da seguinte maneira: Bauru e Araçatuba; Campinas Norte; Campinas Sul; Grande São Paulo Leste; Grande São Paulo Noroeste; Grande São Paulo Sul e Baixada Santista; Itapeva e Registro; Marília e Presidente Prudente; Ribeirão Preto, Barretos e Franca; São José do Rio Preto e Central; Sorocaba; Vale do Paraíba e Litoral Norte.