Robótica Paula Souza comemora dez anos de atividades

Desde a sua criação, a equipe já promoveu 35 edições de eventos, nos formatos presencial e a distância; De 2015 a 2022, o grupo já capacitou 3.339 professores da instituição

1 de março de 2023 9:58 am Etec, Projetos

Grupo é formado por dez professores de Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza I Foto: Divulgação

Hoje é dia de a equipe da Robótica Paula Souza apagar as velinhas na comemoração de seus dez anos de trabalho. Em uma década, o grupo buscou descobrir novas formas de levar ferramentas e tecnologias para a sala de aula, formou parcerias para proporcionar experiências diferentes aos alunos e capacitou centenas de professores.

“Participar desta iniciativa desde o início me trouxe grandes momentos de descobertas com aplicação de metodologias ativas. A Robótica me despertou o interesse em descobrir novas formas de integrar ferramentas e tecnologias em sala de aula, propondo desafios em modalidades de protótipos físicos ou virtuais”, comenta o coordenador do grupo, o professor do setor de Capacitações da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS), Tiago Jesus de Souza.

Para ele, compartilhar o conhecimento e proporcionar momentos únicos para unidades do CPS acaba sendo um diferencial na jornada escolar dos alunos, despertando o interesse deles em áreas com as quais, provavelmente, não teriam contato. “Temos o apoio de várias empresas, profissionais do mercado e de egressos, que participam voluntariamente de atividades como mentorias, avaliações de projetos, premiações e palestras. São oportunidades para que os estudantes conheçam mais de perto o perfil dos profissionais, que contribuem para sua sequência nos estudos e abrem novos horizontes para atuação profissional.”

A Robótica Paula Souza busca trabalhar provocações e questionamentos sobre os temas abordados, além de exercitar a capacidade de encontrar respostas para os desafios apresentados em cada projeto. O grupo utiliza métodos pedagógicos que buscam incentivar a liderança e autonomia, fazendo com que os participantes desenvolvam um conhecimento mais aprofundado dos assuntos apresentados. O projeto tem o objetivo de atender às seguintes metas:

  • Planejar, elaborar e realizar capacitações para docentes da instituição e competições e suas etapas;
  • Desenvolvimento de modelos/protótipos envolvendo tecnologias (físicas e virtuais);
  • Construir roteiros e práticas pedagógicas;
  • Melhorar a integração entre currículo e conhecimento nas modalidades de ensino presenciais ofertadas pelo CPS;
  • Proporcionar integração entre as unidades, professores, alunos, egressos e comunidade;
  • Divulgar e aprimorar o conhecimento técnico e científico;
  • Construção e manutenção de ambientes virtuais com a finalidade de divulgação das informações e materiais de apoio para professores, alunos, colaboradores e comunidade;
  • Incentivar o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Pré-Iniciação Científica (Pré-IC) relacionados ao tema;
  • Produzir artigos técnico-científicos e materiais didáticos;
  • Estreitar o relacionamento com empresas, profissionais e comunidade escolar;
  • Fomentar a participação em eventos externos.

“Em seus dez anos de existência, a Robótica já contribuiu para o desenvolvimento científico e socioemocional de muitos estudantes. Associar habilidades mão na massa para criar projetos que respondam aos desafios propostos pelo nosso tempo faz muita diferença para a construção do conhecimento e desempenho desses jovens. Percebemos que precisamos oferecer, cada vez mais, oportunidades para que os alunos nos mostrem o quanto são criativos e capazes de solucionar problemas”, comenta a diretora do Centro de Capacitações do CPS, Lucília Guerra.

Desde a sua criação, a equipe já promoveu 35 edições de eventos, nos formatos presencial e a distância. Entre as ações estão: Arduino Week, Clube da Robótica, Desafio de Robótica, Espaço Maker, Hackaduino, Hackathon Acadêmico, Maratona de Programação, Robocode e Semana de Tecnologia. De 2015 a 2022, a Robótica Paula Souza já capacitou 3.339 professores da instituição. Somente no ano passado, foram 400 docentes certificados.

“Conheci o projeto em 2014 e fiquei maravilhada com a proposta. As unidades precisam ter profissionais que pensem além da sala de aula, aproximando os alunos do mercado de trabalho. Tenho orgulho de integrar essa equipe engajada, com propósito de levar sempre um ensino de qualidade e de destaque aos alunos do CPS”, comenta a professora Andréia de Cassia dos Santos, membro da equipe da Robótica Paula Souza e docente da Etec Prof. Luiz Pires Barbosa, de Cândido Mota.

Equipe

A equipe da Robótica Paula Souza é formada por dez professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), de diferentes regiões do Estado:

  • Prof. Tiago Jesus de Souza: Coordenador de Projetos de Informática da Cetec Capacitações do CPS e da Robótica Paula Souza;
  • Profa. Andréia de Cássia dos Santos, da Etec Prof. Luiz Pires Barbosa, de Cândido Mota;
  • Profa. Daiani Mariano de Brito, da Etec Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte, e da Etec Elias Nechar, de Catanduva;
  • Prof. Gustavo Tadeu Moretti de Souza, da Etec Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis;
  • Prof. Hamilton Machiti da Costa, da Etec Francisco Garcia, de Mococa;
  • Prof. Jean Antonie de Almeida Vieira, da Etec Dr. Carolino da Motta e Silva, de Espírito Santo do Pinhal;
  • Prof. José Antonio Micheletti, da Etec Armando Pannunzio, de Sorocaba;
  • Prof. Paulo Sergio Pereira Pinto, da Etec Rodrigues de Abreu, de Bauru;
  • Prof. Rafael de Souza Oliveira, das Etecs Profa. Ermelinda Giannini Teixeira e Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera, localizadas em Santana de Parnaíba;
  • Prof. Rodrigo Horikawa Watanabe, da Etec Armando Pannunzio, de Sorocaba.

Campus Party Brasil

Desde 2018, a Robótica Paula Souza participa como expositora na Campus Party Brasil, o maior festival de tecnologia, empreendedorismo e ciência do mundo. Em 2019, a equipe atuou como curadora do espaço Roboticampus, onde apresentou várias atividades de seu portfólio, oficinas de introdução à robótica, competições de carrinho seguidor de linha e detector de obstáculos, robô sumô, apresentação de projetos. Em 2021, esteve presente, de forma virtual, com uma palestra sobre Robótica Educacional, enquanto professores e alunos participaram do evento presencial, sediado no Anhembi. Na última edição, em 2022, alunos e professores marcaram presença com a exposição de projetos no espaço Campus Future, além de a equipe oferecer palestras e visitas técnicas.

1º Encontro do Clube da Robótica

Professores das Etecs e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do CPS têm até o dia 7 de março para se inscrever na primeira edição de 2023 do Encontro do Clube da Robótica. O evento online será realizado no dia 27 de março e é aberto ao público em geral, com transmissão pelo Microsoft Teams. Estudantes e convidados não precisam de inscrição. Os docentes que desejam receber certificado devem se registrar pelo Portal do Participante. Saiba mais.

Compartilhe


Veja também