Etecs são premiadas na Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M

Unidades de Monte Mor, Limeira e Itatiba ganharam primeiro, segundo e terceiro lugares em Ciências Agrárias, Sociais Aplicadas, Saúde e Engenharia, respectivamente

10 de novembro de 2023 10:16 am Premiação

No sentido horário: equipes vencedoras das categorias ciências agrárias, sociais aplicadas e da saúde l Foto: Divulgação

Atualizado em 10 de novembro, às 12h26

Projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) mais uma vez conquistaram resultados de destaque na Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M. Disputada por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico da Região Metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto, a competição foi realizada presencialmente, na quarta e quinta-feira (8 e 9), no município de Sumaré.

Nesta 11ª edição, foram classificados 21 projetos de Etecs entre os 100 finalistas, divididos em sete categorias: Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, da Saúde, Sociais Aplicadas e Engenharia. A avaliação foi feita por meio da apreciação detalhada de todo o material produzido pelas equipes (relatório, pôster, diário de bordo, maquete ou protótipo), bem como apresentação oral e desenvoltura em responder questões formuladas pelos avaliadores. As três equipes mais bem avaliadas em cada categoria receberam prêmios em dinheiro.

‘Experiência incrível’

Orientadas por Dayane Abrantes e Mariana Rodrigues, as alunas da Etec de Monte Mor Livia Corrêa, Suellen da Silva e Vitória de Araújo conquistaram o primeiro lugar em ciências agrárias com o Projeto macaúba: avaliação do potencial antifúngico de produtos naturais no fungo aspergillus na palmeira macaúba (acrocomia aculeata). “É gratificante saber que todo nosso esforço foi recompensado, foi maravilhoso participar da competição, uma experiência incrível”, comemora Livia.  

Com o projeto Aplicação de oficinas lúdicas como trabalho voluntário tornando a educação um processo mais individualizado, Ana Carolina, Isabela Neves e Letícia de Almeida, da Etec Trajano Camargo, de Limeira, ficaram com o segundo lugar em Ciências Sociais Aplicadas. Elas foram orientadas pela professora Jéssica de Macedo.

Da mesma escola, Produção de alimento simbiótico: síntese de um probiótico e um prebiótico foi o segundo colocado em ciências da saúde. As autoras são Beatriz Gallicchio, Gabriela de Moura, Sarah Silva, orientadas por Ricardo Jacob. Outro educador da Etec, Carlos Alberto Barros, ficou com o prêmio Professor Mobilizador.

Engenharia

O terceiro lugar na categoria Engenharia ficou com o projeto Nautilus (drone de busca subaquático), dos estudantes Carlos Rodrigues, Kauã Mendes e Messias dos Santos, da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba. Eles receberam orientação dos professores Alex da Silva e Wellington Barbosa.

Escola Pioneira

Com seis projetos entre os finalistas, a Etec Trajano Camargo ainda foi eleita Escola Pioneira, com direito a prêmio no valor de R$ 30 mil, na forma de bens de capital e consumo, e de prestação de serviços. A iniciativa tem por objetivo incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas educativas de sucesso por meio de projetos de ciências investigativos.  

Para a professora da Etec Gislaine Delbianco, o desenvolvimento de projetos é fundamental para engajar estudantes e educadores. “A Mostra é uma oportunidade para os alunos perceberem que seus trabalhos podem ir além da sala de aula, ao conquistar o reconhecimento de empresas e profissionais durante os dois dias de evento.”

Também foram finalistas da 11ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M estudantes das Etecs Bento Quirino, de Campinas; Ferrucio Humberto Gazzetta, de Nova Odessa; e Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara D’Oeste.

Veja mais fotos da final da competição:

Compartilhe


Veja também