Alunos do CPS cursam os Ensinos Médio, Técnico e Superior em cinco anos

Com a modalidade AMS, é possível concluir as três formações gratuitamente, fazendo um único processo seletivo; inscrições para o Vestibulinho das Etecs podem ser feitas até segunda-feira (13)

10 de novembro de 2023 10:01 am Cursos, Vestibulinho

Etec da Zona Leste foi uma das primeiras unidades que recebeu a modalidade presente hoje em 30 Etecs e 29 Fatecs | Foto: Roberto Sungi

Uma modalidade de ensino que permite cursar os Ensinos Médio, Técnico e Superior em cinco anos e ainda acrescentar no currículo 200 horas de atividades de contextualização profissional, ministradas por uma empresa. Esta é a vivência de estudantes que optam pela Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), ofertada pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo, administradas pelo Centro Paula Souza (CPS).

A AMS é um exemplo bem-sucedido de verticalização curricular, que inspirou o programa do Governo Federal, Verticaliza Brasil. Pelo modelo, o estudante obtém três certificações em diferentes níveis de ensino e conhece o exercício profissional para o qual está se preparando já nos três primeiros anos, pela vivência com uma empresa parceira que atua no mesmo segmento do curso. O formato resulta na otimização do tempo de estudos, ao eliminar a repetição de conteúdos acadêmicos, e na oferta de formação profissional ainda mais qualificada, ao aproximar os futuros profissionais do mercado de trabalho. Para ingressar na modalidade, basta prestar um único exame, o Vestibulinho das Etecs.

Implantado em 2019, o projeto inicialmente teve a abertura de três turmas e a parceria de duas empresas privadas. Atualmente, cerca de 3,9 mil alunos estão matriculados na modalidade, sendo 3.152 nas Etecs e 736 no Ensino Superior, nas Fatecs. As classes estão distribuídas entre 30 Etecs e 29 Fatecs do Estado, com 44 empresas parceiras.

Os alunos que optam pela modalidade AMS escolhem o curso para ingresso nas Etecs e seguem para uma formação relacionada na Fatec. A conclusão dos estudos acontece em cinco anos. A exceção é o curso de Química, que tem duração de cinco anos e meio. Hoje, estão disponíveis nove opções:

Formação pioneira

No fim deste ano, haverá a formatura do primeiro grupo de ingressantes da AMS no Ensino Superior. Gustavo Ribeiro Barbosa é um dos formandos. Ao se classificar no Vestibulinho para a primeira turma do projeto, no curso de Desenvolvimento de Sistemas (DS), na Etec da Zona Leste, ele ainda não tinha tanta clareza do que esperar para o Ensino Médio. “Eu queria terminar o terceiro ano já com o técnico em DS, por isso fiz Etec. Mas na primeira semana de aula, eu realmente entendi que, se tivesse boas notas, já teria uma vaga garantida na Fatec, uma faculdade pública de qualidade. Foi uma alegria só”, relembra o estudante.

Segundo Gustavo, o ciclo de cinco anos da formação foi uma experiência muito rica, que contribuiu para o crescimento pessoal e para que ele se comprometesse com os estudos. “Você amadurece conforme cresce no curso, passa a levar mais a sério. Assim que eu ingressei na faculdade, com mais comprometimento, já peguei meus primeiros trabalhos.” O estudante relembra ainda que fez diferença em sua vida o fato de não precisar se preocupar com o vestibular, no terceiro ano do curso. “Eu me senti mais tranquilo por não ter que passar por essa pressão. Me tirou uma tonelada das costas”.

As conexões conquistadas em sala de aula impulsionaram não só o aprendizado como também o ingresso no mercado. Logo nos primeiros meses de Fatec, já com habilidades técnicas, Gustavo e um colega de sala começaram a oferecer serviços freelancer para fazer websites. Com cerca de três meses no Ensino Superior, veio a primeira vaga de estágio. “Entrei como suporte técnico e todo o background da AMS foi extremamente importante para isso. Quando você fala em uma entrevista de emprego que passou três anos na Etec, fazendo curso técnico, e já está na faculdade, estudando na mesma área, mostra uma continuidade. Sem dúvidas, isso teve muito peso na minha primeira entrevista”, comenta.

O formando da AMS ainda passou por outro estágio de pouco mais de um ano, em uma grande multinacional do setor de tecnologia e parceira da modalidade. Atualmente, ele celebra a contratação formal, na área de estudo, antes mesmo de receber o diploma da faculdade.

Integração

O trabalho conjunto das Etecs e Fatecs garante a elevação no nível de formação profissional, inspira mais comprometimento dos estudantes para a conclusão do curso e melhor aproveitamento dos conhecimentos transmitidos em sala de aula. Tudo isso, aliado ao convívio com as empresas parceiras. A união das unidades de ensino também abre novas frentes de aulas para os professores e eleva o nível do conteúdo aplicado.

Autarquia do Governo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o CPS é responsável pela oferta pioneira da formação. A expectativa da instituição é expandir a AMS a cada ano, aumentando o número de vagas, cursos e unidades preparadas para receber essa modalidade. “É uma excelente oportunidade para o jovem acelerar sua formação profissional e se destacar na carreira. Ao promover a integração entre os níveis de ensino e fornecer experiência prática, estamos moldando uma geração de profissionais preparados para os desafios de um mercado de trabalho cada dia mais competitivo e antenado às novas tecnologias”, explica a diretora-superintendente da instituição, Laura Laganá.

Compartilhe


Veja também