Provão Paulista vai dar acesso a 15 mil vagas de instituições estaduais

Governo autoriza aplicação da nova prova para alunos das Etecs e da Secretaria estadual da Educação para ingresso em cursos das Fatecs, USP, Unicamp, Unesp e Univesp

10 de julho de 2023 4:11 pm Etec, Fatec, Institucional

Prova também dará acesso a vagas em cursos superiores de tecnologia das Fatecs I Foto: Governo SP

O governador Tarcísio de Freitas assinou, nesta segunda-feira (10), o protocolo de intenções para instituir o Provão Paulista. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, e reuniu o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, os secretários estaduais Renato Feder (Educação), Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), Lais Vita (Comunicação). Os reitores Pasqual Barretti (Unesp), Carlos Carlotti Junior (USP) e Tom Zé (Unicamp), a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, e o presidente da Univesp, Marcos Borges também participaram do evento.

A prova será a nova porta de entrada que garante o acesso de alunos do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, incluindo as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), a cursos superiores das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do CPS, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Para o ano letivo de 2024 estão previstas 15 mil vagas

“O que mais motiva a gente nessa missão é poder dar vazão aos sonhos das pessoas e fazer com que sonhos se realizem. Os jovens têm o sonho de entrar na universidade porque ela é um passo para o sucesso profissional, a inserção no mercado de trabalho, emprego de qualidade e autonomia. A gente quer fazer esse sonho cada vez mais possível e que vocês alcancem esse sonho”, afirmou o governador a alunos durante a solenidade.

“Agarrem com força as oportunidades e aproveitem cada ferramenta que vai ser dada a vocês. Façam o nosso Provão Paulista, brilhem, vão para a universidade e sejam felizes. É tudo o que a gente quer”, reforçou Tarcísio.

A avaliação será aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já no próximo mês de novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. O teste poderá ser utilizado como acesso direto a vagas nas Fatecs e universidades públicas paulistas para início do curso no próximo ano.

“É um momento de alegria. Nós estamos conseguindo uma inclusão efetiva que garante a integração de atividades, a sinergia de duas secretarias, quatro universidades e o Centro Paula Souza. É uma iniciativa motivante, que certamente vai diminuir a evasão no Ensino Médio e melhorar o interesse do aluno para continuar estudando ano a ano”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A prova seguirá os moldes de vestibular, com aplicação presencial fiscalizada nas escolas estaduais, em data única. Para 2024, o acesso às vagas nas Fatecs e universidades será obtido pela nota acumulada por alunos nos Provões Paulistas dos dois anos finais do Ensino Médio. Em 2025, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

“Não estamos apenas dando acesso ao Ensino Superior, e sim acesso às melhores universidades do País”, afirmou o secretário da Educação. Além de facilitar a entrada na graduação, a Seduc-SP avalia que o Provão Paulista servirá para melhorar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual.

Alunos de diversas Etecs da Capital, como Abdias do Nascimento, Carolina Carinhato Sampaio, Heliópolis, Irmã Agostina, Jardim Ângela, Prof. Camargo Aranha e Takashi Morita, e Jorge Street, de São Caetano do Sul, representaram os demais estudantes do Centro Paula Souza na cerimônia, ao lado dos respectivos diretores das unidades de ensino, dos supervisores regionais e do chefe de Gabinete do CPS, Armando Natal Maurício.