Fatec de Esportes oferta curso de Gestão Desportiva e de Lazer

Com duração de três anos, curso prepara profissionais para atividades de gestão no mercado esportivo, de turismo, hotelaria e outros; inscrições abertas até 2 de junho

18 de maio de 2023 7:47 am Vestibular

Primeira formação gratuita no Estado de São Paulo está disponível no processo seletivo do segundo semestre | Foto: Cledir / Mappix

Trabalhar com a elaboração de projetos e gestão de atividades em clubes, hotéis e empresas que oferecem diversão e qualidade de vida aos clientes. Esse trabalho te interessa? Então conheça a nova opção em curso superior tecnológico em Gestão Desportiva e de Lazer, uma possibilidade de ensino público gratuito para quem deseja conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho. São 40 vagas já disponíveis aos candidatos do Vestibular da Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do segundo semestre de 2023.

As aulas da graduação serão ministradas no período da noite na Fatec de Esportes, localizada no mesmo campus da Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes – Curt Walter Otto Baumgart, na zona norte da Capital. A Fatec será a primeira faculdade pública do Estado de São Paulo a oferecer o curso.

Ao se formar, o Gestor Desportivo e de Lazer poderá trabalhar em clubes, associações esportivas e recreativas, ONGs, no setor de hospedagem e turismo, na organização de eventos e em instituições de ensino.

Com participação na estruturação da nova Fatec e na elaboração do novo curso, o diretor da Etec de Esportes, Lincoln Beggiato, explica que o egresso pode também atuar na elaboração, implantação, gerenciamento e avaliação de projetos de lazer, arte, cultura e esportes, no setor público e privado. “O mercado é extremamente carente de profissionais especializados em realizar estas atividades. Além disso, o curso irá contemplar o embasamento teórico e a aplicação prática, dando destaque para nossos alunos ao atender aos requisitos que o setor busca na hora da contratação.”

Além de executar as tarefas de gestão, a graduação foi elaborada para que os profissionais também possam criar e identificar oportunidades para o desenvolvimento de atividades esportivas e de lazer como meio de interação entre as organizações e seus respectivos públicos, e para que sejam capazes de implementar políticas inclusivas e afirmativas de conexão social.

Entre as disciplinas de estudo do curso de Gestão Desportiva e de Lazer estão:

• Planejamento e organização de eventos esportivos;
  • Políticas públicas para esportes e lazer;
  • Marketing de serviços;
  • Elaboração de projetos de eventos esportivos;
  • Ferramentas de gestão para eventos esportivos;
  • Captação de recursos para eventos esportivos e leis de incentivo;
  • Políticas públicas e políticas privadas;
  • Leis de incentivo aos esportes;
  • Conceitos polissêmicos de esporte e lazer;
  • Gestão do esporte;
  • Logística do esporte;
  • Psicologia do esporte;
  • Inglês e Espanhol.

Conexão mercadológica

O conteúdo programático, atual e alinhado ao setor produtivo, oferece conhecimento em várias frentes de trabalho que englobam os desportos. “Fizemos inúmeros contatos, viagens para conhecer outras instituições de ensino, dentro e fora do País, pesquisas de mercado e contamos com a participação de mais de 80 profissionais do setor para chegar ao currículo que estamos oferecendo”, comenta Beggiato.

O diretor reforça que realizar parcerias e gerar aproximação com o mercado confere dinamismo e robustez à graduação e ainda garante destaque aos futuros egressos. “Além de contribuir com a construção do curso, nossos parceiros já estão cientes de que podem contar com nossos alunos para estágios e futuras contratações, pois sabem da solidez do ensino que vamos ofertar para a sociedade.”

Outro ponto que Beggiato destaca é o prazer de trabalhar com algo capaz de transformar vidas. “O esporte, bem aplicado, oferece mais qualidade de vida para o indivíduo e contribui para a prevenção de doenças.”

Processo seletivo

O Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2023 conta com 18.895 vagas, para cursos superiores de tecnologia, presenciais e a distância (EaD). As inscrições devem ser feitas de forma online, até as 15 horas do dia 2 de junho. As provas serão aplicadas em 25 de junho. Além da graduação em Gestão Desportiva e de Lazer, o CPS oferece mais de 80 cursos superiores de tecnologia.

Para se inscrever é preciso acessar o site www.vestibularfatec.com.br, preencher as informações solicitadas, o relatório socioeconômico e efetuar o pagamento da taxa de R$ 91. O valor deve ser pago em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta disponível no site do Vestibular.

No momento da inscrição, é preciso informar um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis na internet.

Os pré-requisitos para participar e a documentação necessária podem ser conferidas na Portaria do Vestibular e no Manual do Candidato.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.