CPS comemora 54 anos de excelência na formação profissional

Responsável pela maior rede pública estadual de Educação Profissional e Tecnológica da América Latina, instituição celebra aniversário nesta sexta-feira (6); atualmente são 228 Etecs e 77 Fatecs

6 de outubro de 2023 8:20 am Institucional

Jovens da Etec da Zona Leste na sala maker, ambiente de ensino com modelo inovador instalado nas unidades do CPS | Foto: Roberto Sungi

Inovação e responsabilidade social são as palavras que melhor definem o momento em que o Centro Paula Souza (CPS) comemora o seu 54º aniversário. Criado no dia 6 de outubro de 1969, para implantar os primeiros cursos superiores tecnológicos do País, o CPS consolidou-se com o passar do tempo como a maior instituição estadual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) gratuita da América Latina. Vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de São Paulo, o CPS atende atualmente, cerca de 316 mil alunos, em 228 Escolas Técnicas (Etecs), 77 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e classes descentralizadas presentes em 363 municípios.

“A evolução do Centro Paula Souza se deu a partir de um propósito: nossos alunos e professores não têm medo de inovar e foi assim que construímos uma trajetória de sucesso. Mais do que oferecer educação de qualidade, as Etecs e Fatecs exercem um importante papel social ao formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e com a redução das desigualdades”, afirma a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

O CPS é reconhecido pelo padrão de qualidade dos cursos, que contemplam desde a qualificação básica até a pós-graduação (strictu e lato sensu). Entre os indicadores de excelência, destacam-se os altos índices de empregabilidade. Nove em cada dez alunos de Fatecs e três em cada quatro estudantes de Etecs estão trabalhando em até um ano depois de formados, segundo pesquisa do Sistema de Avaliação Institucional.

As unidades de ensino também apresentam excelente desempenho em avaliações oficiais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Pisa for Schools e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Novidades

Neste ano, a instituição passou a contar, até outubro, com três novas Etecs, nos municípios de Bragança Paulista, Cravinhos, Guaíra e Sumaré, além das Fatecs de Votorantim e de Esportes, localizada na Capital. Também foram criados sete novos cursos de especialização técnica, três cursos superiores de tecnologia e o curso técnico de Viticultura e Enologia, na Etec Benedito Storani, de Jundiaí.

Ainda entre os destaques, estão as salas maker, ambientes de inovação com design moderno e equipamentos tecnológicos de ponta para estimular a criatividade dos estudantes. Até o momento, mais de 90% das Etecs e Fatecs já finalizaram a montagem desses espaços. Todas as unidades do CPS serão contempladas. Na área internacional, a edição 2023 do Intercâmbio Cultural do CPS oferece 332 bolsas de estudo para cursos de língua inglesa ou espanhola em instituições de ensino da Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda.

A adesão do CPS ao Provão Paulista é outra iniciativa que fará a diferença na vida de milhares de jovens de escolas públicas que buscam na educação superior o caminho para um futuro com melhores oportunidades. Lançada pelo Governo de SP, no mês de julho, a avaliação seriada permitirá o acesso de alunos das Etecs, das redes municipais e da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) a vagas em cursos nas Fatecs e nas universidades estaduais paulistas.

História

Criado em 1969, o então Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo (CEET) começou a receber estudantes um ano depois com a oferta de três cursos na área de construção civil (Movimento de Terra e Pavimentação, Construção de Obras Hidráulicas e Construção de Edifícios), além de outros dois em mecânica (Desenhista Projetista e Oficinas). Era o início das Faculdades de Tecnologia do Estado. As duas primeiras unidades foram instaladas em Sorocaba e São Paulo. Em 1973, passou a chamar-se Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, em homenagem ao engenheiro e professor Antonio Francisco de Paula Souza.

Com o passar dos anos, o desenvolvimento da economia demandava cada vez mais profissionais especializados, principalmente na área de informática, o que impulsionou a criação de novas unidades a partir dos anos 1980. Vieram então as Fatecs Baixada Santista e Americana. Na mesma época, o CPS começou a incorporar o Ensino Técnico de nível médio e passou a administrar as escolas profissionais que integravam convênio entre União, Estado e municípios. Dentre elas, escolas centenárias criadas em 1911 para o ensino de prendas manuais e artes industriais a jovens e adolescentes, como a Escola Profissional Masculina (atual Etec Getúlio Vargas) e a Escola Profissional Feminina (atual Etec Carlos de Campos), ambas na Capital. Hoje, as duas são destaque em qualidade no Enem e também na oferta de cursos conectados com o mercado de trabalho.

O CPS criou suas primeiras Escolas Técnicas em 1988: a Etec São Paulo, conhecida como Etesp, e a Etec de Taquaritinga. A partir de 1994, com a integração de 83 escolas existentes (outras 12 escolas foram incorporadas entre 1981 e 82), a instituição passou oficialmente a responder pelo Ensino Técnico público estadual. Com um forte investimento do Governo do Estado, o número de alunos vem aumentando com a criação de novas unidades e cursos. Em 2021, o órgão recebeu o reconhecimento como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), impulsionando as políticas de empreendedorismo e inovação de base tecnológica.

Venha fazer parte!

Atualmente, as Etecs oferecem 216 cursos voltados a diversos segmentos de todos os setores produtivos. Já nas Fatecs, são 91 cursos de graduação tecnológica presenciais e um a distância, em variadas áreas, como construção civil, mecânica, informática, tecnologia da informação, turismo, entre outras. As inscrições para o Vestibulinho das Etecs do primeiro semestre de 2024 já estão abertas e os interessados em concorrer a uma vaga no Vestibular das Fatecs podem efetuar a candidatura a partir de segunda-feira (16).

Compartilhe


Veja também