Alunos de Etecs participam do Parlamento Jovem

Projetos de lei criados por estudantes de escolas da Capital são discutidos e defendidos em sessão plenária, proporcionando vivência da atividade democrática e cívica

7 de dezembro de 2023 10:26 am Institucional

Aluna da Etec Prof. Basilides de Godoy, Kathelyn Monteiro propôs uma Semana da Consciência Histórica Paulista | Foto: Divulgação

Entre os 55 estudantes de escolas públicas e privadas da Capital, selecionados para a terceira edição do programa Parlamento Jovem Ensino Médio – Vereador Dr. Farhat, seis são alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS). Não chega a ser uma surpresa, embora seja um recorde. Desde a sua criação, há sempre representantes de Etecs escolhidos para apresentar projetos de lei elaborados conforme as regras da Câmara Municipal de São Paulo.

No lugar de partidos políticos, os candidatos escolhem entre 14 temas propostos pela organização para inscrever o projeto, que deve ser relacionado a melhorias na cidade. Uma comissão formada pela Câmara analisa as propostas e elege as 55 ideias mais pertinentes para serem expostas e debatidas na Casa Legislativa. Os estudantes do CPS participaram da sessão do plenário com projetos inscritos nos partidos da Educação, da Saúde, dos Direitos do Consumidor e dos Esportes, Lazer e Recreação.

Semana da consciência histórica

Aluna da Etec Prof. Basilides de Godoy, Kathelyn da Silva Monteiro, da terceira série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, defendeu a criação da Semana da Consciência Histórica Paulista. De acordo com o seu projeto de lei, o evento seria obrigatório nas escolas, com o objetivo de discutir, em debates e outras atividades, como contextualizar os monumentos que retratam personagens controversos da história de São Paulo.

A unidade localizada na Vila Leopoldina está entre as escolas que costumam ter seus alunos eleitos pelo programa de forma recorrente, com representantes em todas as edições “É o momento em que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a dinâmica política da cidade”, elogia Luiz Carlos Ribeiro da Silva, professor de português e filosofia, orientador dos estudantes desde a primeira edição do programa.

Para Kathelyn, foi uma experiência cívica. “Acredito que é um dever de todos nós entender quem nos representa e como funciona essa dinâmica”, diz a estudante. Como critério de seleção, os projetos devem ter bom texto, mostrar relevância para o município e comprovar possibilidade de aplicação. Também participaram da edição de 2023, realizada no dia 20 de novembro, jovens das Etecs Guaracy Silveira, Albert Einstein, Prof. Horácio Augusto da Silveira, Jaraguá e Maria Augusta Saraiva.