Etecs e Fatecs mobilizam estudantes em ações solidárias

Unidades do Centro Paula Souza promovem arrecadação de alimentos e itens de higiene pessoal a serem doados para instituições sociais em diferentes regiões do Estado

5 de abril de 2023 10:33 am Ações, Institucional

Alunos da Etec Rubens de Faria e Souza arrecadaram 8,5 mil litros de leite, beneficiando mais de 30 instituições da cidade | Foto: Divulgação

Nas unidades do Centro Paula Souza (CPS) tudo se transforma em oportunidade para aprender e ajudar a comunidade do entorno. No primeiro trimestre do ano, Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais mobilizaram os alunos para arrecadar itens a serem doados às instituições sociais em diferentes regiões do Estado. Conheça três exemplos recentes dessas iniciativas acadêmicas.

Na Etec Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, por exemplo, foram arrecadados mais de 8,5 mil litros de leite, que serão doados a cerca de 30 instituições de caridade da cidade. A ação faz parte do Projeto Gincana, que acontece há mais de 25 anos e envolve alunos dos Ensinos Médio e Técnico integrados. “Esse projeto ajuda a estimular a solidariedade dos estudantes, além de desenvolver e potencializar competências socioemocionais e profissionais”, comenta Fernanda Maisa Pinho, coordenadora pedagógica da unidade.

Já na Etec Amim Jundi, de Osvaldo Cruz, na primeira quinzena de março, os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio levaram produtos de higiene pessoal para doação. Foram arrecadados mais de 160 sabonetes, 35 cremes dentais, além de escovas de dentes, shampoo, lenços umedecidos, papel higiênico e cotonetes. Os estudantes também arrecadaram mais de R$ 450, destinados às entidades locais.

Em Itapira, a arrecadação de litros de leite e pacotes de bolacha vai até quinta-feira (6). Alunos da Fatec Fatec Itapira – Ogari de Castro Pacheco estão fazendo a coleta de donativos durante o 13º Trote Solidário em prol da Associação Pétalas de Rosas – grupo terapêutico que acolhe mulheres vítimas do câncer de mama, por meio da troca de experiências, informações e auxílio a todas que necessitam de apoio.

As doações podem ser feitas, diretamente na sede da Fatec na rua Tereza Lera Paoletti, 590, até a próxima quinta-feira, das 14 às 22 horas. O trabalho de sensibilização com os mais de 450 estudantes matriculados na faculdade teve início no dia 21 de março. “Algumas turmas organizam doações coletivas, enquanto outros alunos acabam optando pela contribuição individual’, pontua Adriana Fernandes Teixeira, assessora técnico-administrativa da unidade.