CPS organiza 30ª edição do Fórum da Educação Profissional

Encontro trouxe debates sobre as articulações que foram realizadas ao longo desses anos pelas Instituições de Ensino que compõe o Fórum, bem como suas perspectivas

6 de junho de 2023 3:10 pm Institucional

A abertura teve a presença de Laura Laganá, Getulio Marques Ferreira e Almério Melquíades de Araújo I Foto: Roberto Sungi

Professores, gestores e demais profissionais da educação participaram na manhã desta terça-feira (6) da 30ª edição do Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp). Organizado pelo Centro Paula Souza (CPS), o evento presencial ocorreu no Auditório Verde da Administração Central do CPS, localizada no bairro da Santa Ifigênia, na Capital. A abertura teve a presença da diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Mec), Getulio Marques Ferreira, e do coordenador da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS e presidente do Fepesp, Almério Melquíades de Araújo. A transmissão está disponível no YouTube.

“É um dia muito feliz! São 15 anos deste evento que contribui imensamente para aprimorar a educação profissional no Estado considerado referência para todo o Brasil. Hoje, presenciamos uma grande transformação tecnológica que tem impactado o cotidiano. Por isso, é importante adequar os nossos modelos de ensino para que os jovens se sintam atraídos pelos cursos e vejam que a formação oferecida faz a diferença na vida deles”, comenta Laura.

Com o tema “Evolução e Perspectivas da Educação Profissional e Tecnológica”, o encontro trouxe debates sobre as articulações que foram realizadas ao longo desses anos pelas Instituições de Ensino que compõe o Fórum, bem como suas perspectivas. Uma das questões que norteou os debates foi “modernizamos, democratizamos, para onde seguiremos?”.

Promovido semestralmente para proporcionar a integração de educadores e diferentes instituições de ensino profissional que atuam no Estado, o fórum é composto pelo Centro Paula Souza, Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo (Sintec-SP) e Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo.