Fatec São Paulo completa 50 anos e promove evento comemorativo

Unidade foi criada em 1973 como resultado de um grupo de trabalho formado pelo Governo do Estado para viabilizar as primeiras formações superiores tecnológicas

23 de junho de 2023 8:00 am Fatec

Atualmente, a unidade tem 5,5 mil alunos matriculados e oferece 16 opções de cursos superiores I Foto: Gastão Guedes

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo realiza, nesta segunda-feira (26), a partir das 18 horas, evento em comemoração ao seu 50º aniversário. A festa ocorre no Theatro São Pedro, localizado no bairro da Barra Funda, na Capital, e terá a apresentação da Banda Filarmônica de São Paulo (BanFilSP)

O evento pretende reunir ex-diretores da unidade e atuais diretores das outras 75 Fatecs do Estado de São Paulo. Na ocasião, também serão prestadas homenagens.

História

Como resultado de um grupo de trabalho formado para viabilizar as primeiras formações superiores tecnológicas do País, a Fatec São Paulo foi criada em 10 de abril de 1973 e está instalada no bairro do Bom Retiro, na Capital. “Por ser uma das primeiras Faculdades de Tecnologia do Governo do Estado, a história da Fatec São Paulo se mistura com a própria trajetória do Centro Paula Souza. A experiência bem-sucedida na unidade comprovou a importância da educação tecnológica na formação de profissionais preparados para atender às demandas do setor produtivo”, afirma a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

No início, a faculdade oferecia os cursos de Construção Civil, nas modalidades Movimento de Terra e Pavimentação, Obras Hidráulicas e Edifícios; e Mecânica, nas modalidades Desenhista Projetista (hoje chamado de Projetos) e Oficinas (atual Processos de Produção).

Atualmente, a unidade soma 5,5 mil alunos matriculados que cursam 16 opções de cursos superiores de tecnologia gratuitos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Construção Civil – Edifícios, Eletrônica Industrial, Estradas, Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, Gestão de Turismo, Gestão Empresarial EaD, Hidráulica e Saneamento Ambiental, Instalações Elétricas, Materiais, Mecânica – Projetos, Mecânica – Processos de Produção, Mecânica de Precisão, Microeletrônica, Secretariado e Assessoria Internacional e Soldagem.

Trajetória

A história do professor Décio Moreira, na Fatec São Paulo, começou há 46 anos, quando ingressou como estudante do curso superior de tecnologia em Movimento de Terra e Pavimentação, atual curso de Estradas. Em 1978, participou do projeto de Monitoria oferecido aos estudantes e, no ano seguinte, já formado, foi contratado como auxiliar de ensino. Desde meados de 1980, atua como professor dos cursos de Estradas e Hidráulica e Saneamento Ambiental. “Tenho orgulho da Fatec, porque toda a minha carreira profissional é na faculdade e acaba fazendo parte também da trajetória da vida pessoal”, declara.

Além disso, Décio foi diretor da unidade durante quatro anos, entre 2017 e 2021. “A Fatec contribui para a formação de muitos tecnólogos. O ensino de qualidade ajuda a inseri-los no mercado de trabalho.”

Prof. Décio Moreira I Foto: Arquivo Pessoal
Elisa Akiko Nakano Takahashi I Foto: Arquivo Pessoal

Há 35 anos na Fatec São Paulo, Elisa Akiko Nakano Takahashi ministra aulas no curso superior de tecnologia em Construção Civil – Edifícios. Sua trajetória começou como auxiliar de docente até tornar-se professora. Ela fiscalizou a construção do bloco A da unidade e atuou na área de orçamentos do antigo Escritório Piloto, atual Unidade de Infraestrutura (UIE) do CPS.

“É com satisfação que vemos os nossos alunos sendo, cada vez mais, reconhecidos no mercado de trabalho. Contribuímos para que eles deem o seu máximo durante o curso, até que entendam tudo o que queremos ensinar. O ensino na Fatec não é fácil, mas vemos a gratidão dos egressos”, comenta.

Leonardo Monteiro Barbosa, de 44 anos, concluiu o curso superior de tecnologia em Mecânica – Processos de Produção em 2002. Quando era estudante, em 2001, ingressou como estagiário da Fatec na Iscar do Brasil, multinacional israelense que atua no segmento de ferramentas de corte. No início, a empresa era localizada no município de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e hoje está sediada em Vinhedo, na Região de Campinas. Nela, são comercializados os produtos produzidos pelas fábricas distribuídas em diversos países.

Em 2016, Barbosa se tornou CEO da Iscar do Brasil e exerce a função até hoje. Na sede de Vinhedo, a multinacional conta com uma unidade fabril especializada na fabricação de ferramentas especiais, brocas, suportes, bedames, barras de mandrilar, cabeçotes de fresamento, pastilhas de metal duro com perfis especiais, entre outros produtos. “Estudar na Fatec São Paulo me abriu portas para chegar onde estou. O diferencial foi fazer um curso superior com conteúdo sempre atualizado, que nos oferece atividades práticas. Nós colocamos a mão na massa e saímos profissionais bem qualificados”, comenta.

Leonardo Monteiro Barbosa I Foto: Arquivo Pessoal

Serviço:
50 anos da Fatec São Paulo
Data: 26 de junho
Horário: 18 horas
Local: Theatro São Pedro
Endereço: Rua Barra Funda, 171, Barra Funda – São Paulo/SP

Compartilhe


Veja também