Foto: Harry Strauss – Pixabay
Entre as disciplinas básicas estão física, cálculo, química e eletricidade. As específicas abrangem, por exemplo, circuitos elétricos e digitais, instalações elétricas, desenho técnico, sistemas elétricos de potência, máquinas elétricas; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Noções de empreendedorismo estão presentes ao longo do curso.
6 semestres
Participa da elaboração de projetos de instalação elétrica predial e industrial. Gerencia, planeja, supervisiona e faz manutenção de instalações elétricas. Atua no controle da qualidade e confiabilidade de processos de sistemas elétricos, no acompanhamento de normas da segurança em instalação elétrica e na especificação e comercialização de equipamentos e produtos elétricos. A energia elétrica está presente em todos os setores: indústria, comércio, órgãos públicos, residências, áreas agrícolas, hospitais, etc. Por isso, o profissional de instalações elétricas vem atender a uma demanda de mercado com carência de mão de obra qualificada, o que lhe garante uma vantagem significativa no mercado de trabalho, principalmente diante das constantes inovações do setor.
Empresas de todos os setores, concessionárias de distribuição de energia elétrica, indústria e comércio em geral, órgãos públicos, obras, além de residências. Pode atuar também em instituições de ensino e pesquisa e, como empreendedor, abrir sua própria prestadora de serviços ou consultoria.