Soldagem

O aluno vai aprender sobre soldagem, que é o processo de união, revestimento e cortes de peças. As disciplinas que fornecem base para o curso são química, física e cálculo. As específicas são gestão industrial, metalurgia e tecnologia na soldagem, normas técnicas, soldagem de manutenção e processos de fabricação, entre outras. Também faz parte do currículo inglês e o aprendizado sobre softwares utilizados para comandar máquinas e robôs que executam esses serviços. O foco do curso são as peças metálicas.

Duração/Semestre

6 semestres

Área de
Atuação

Planeja e supervisiona o processo de soldagem. Define qual o tipo de processo mais adequado para cada material, calcula o custo dos procedimentos e especifica os equipamentos. Atua na automação de processos, controla a qualidade, avalia e emite laudos técnicos. Pode executar ensaios de soldabilidade, de qualidade dos materiais e serviços, bem como realizar vistoria e avaliação. Existe uma deficiência no número de profissionais especializados na área de soldagem, o que dá ao estudante que busca essa carreira grandes oportunidades no mercado de trabalho, com chances de bons salários e empregabilidade.

Onde
Trabalhar

Indústrias metalúrgicas, automobilística, petroquímica e de geração de energia (hidrelétricas, termoelétricas e eólicas), estaleiros e construção civil, entre outras. Pode também dedicar-se ao ensino e à pesquisa. Como empreendedor, tem como opções abrir sua própria empresa de consultoria em vendas técnicas, inspeções da qualidade, treinamento e outras.

Onde
Estudar

Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Fatec São Paulo