Mecânica – Modalidade Projetos


Descrição

Disciplinas básicas, como física, cálculo, estatística, eletricidade, resistência de materiais e desenho técnico por meio de softwares fazem parte do currículo. O curso ensina a conceber e projetar produtos da área de mecânica – por exemplo, um pistão para máquinas hidráulicas ou uma pinça para um freio de automóvel. Além disso, o estudante aprenderá sobre materiais de fabricação, mecânica dos fluídos, refrigeração e ventilação industrial. Atividades curriculares estimulam o desenvolvimento de habilidades para lidar com números e trabalhar em equipe.

Atuação

Concebe um produto ou uma peça de acordo com as necessidades do cliente. Está habilitado a realizar projetos, com detalhamento técnico de sistemas mecânicos que envolvam máquinas, motores, instalações mecânicas e termomecânicas. Elabora todo o projeto mecânico, desde a concepção até a especificação final. Está apto a coordenar e supervisionar equipes de projetos. Esse profissional atua em conjunto com o tecnólogo em Mecânica – Modalidade Processos de Produção. Por isso, a relação interpessoal e o trabalho em equipe são características importantes.

Onde Trabalhar

Nos setores de produção, qualidade, assistência técnica e projetos de indústrias automobilísticas, de papel e celulose, químicas, alimentícias e de construção civil. O setor que mais emprega tecnólogos em Mecânica é a indústria metalomecânica, fabricantes de máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte. Também pode se dedicar à pesquisa.

Onde estudar

Fatec São Paulo