Mecânica de Precisão


Descrição

Química, física, cálculo, estatística, óptica e desenho técnico são algumas das disciplinas básicas que ajudam o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, fundamental para profissão. Entre as específicas estão eletrotécnica, tecnologia de fabricação voltada a mecânica, materiais de construção, metrologia (ciência da medição) e aplicações de robôs industriais. Conhecimentos que preparam os alunos com habilidades necessárias para atuar nas áreas de metrologia, mecatrônica, robótica e automação industrial, assim como noções de empreendedorismo e inglês também fazem parte da grade curricular.

Atuação

Está habilitado a projetar, operar, montar, manter, desenvolver e construir sistemas mecânicos de precisão. Lida com sensores ópticos, hidráulicos, pneumáticos, mecânicos e eletrônicos, além de ser responsável pela realização de testes de avaliação de sistemas automatizados de controle de qualidade de produtos, utilizando métodos metrológicos de precisão. O interesse por esse profissional tem aumentado no mercado porque os processos produtivos estão cada vez mais focados no uso racional dos recursos (gestão sustentável), buscando diminuir o desperdício de matéria-prima, seja ela natural ou sintética. Para tanto, exigem máquinas bem precisas e calibradas para o controle da qualidade e confiabilidade da produção.

Onde Trabalhar

Indústrias dos setores metalomecânico, automotivo, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos, como pesquisador nas áreas de materiais aplicados à mecânica e mecânica de precisão. O tecnólogo pode, ainda, constituir sua própria empresa de equipamentos para controle de máquinas e processos, consultoria ou dedicar-se à carreira no ensino.

Onde estudar

Fatec São Paulo