Hidráulica e Saneamento Ambiental


Descrição

Aprende a atuar no campo das obras hidráulicas (tubulações, canais, galerias), saneamento básico e instalações prediais, tendo por base a preservação do meio ambiente. Física, química, cálculo, elétrica, hidráulica, hidrologia e saneamento são alguma das disciplinas básicas do curso, que também inclui noções de gestão ambiental.

Atuação

Planeja, projeta, desenvolve, constrói, instala, opera, mantém e fiscaliza sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem de águas pluviais e coleta e tratamento de resíduos sólidos. Também pode projetar e implantar instalações prediais, proteção contra incêndios e prestar serviços a laboratórios de controle de qualidade das águas e abastecimento. A procura por esse profissional cresce à medida que aumenta o interesse dos agentes públicos e privados (governos, indústrias e cidadãos) na gestão de perdas de água em sistemas de abastecimentos, reuso, drenagem urbana, coleta de esgoto e gestão ambiental.

Onde Trabalhar

Em indústrias de segmentos diversos, empresas públicas ou privadas de saneamento, projetos ou engenharia, órgãos públicos. Pode abrir sua própria consultoria ou empresa para projetos ambientais, como o reuso da água da chuva, ou instalações prediais, entre outras. Ensino e pesquisa são também opções de carreira.

Onde estudar

Fatec São Paulo