Construção Civil – Edifícios

Entre as disciplinas básicas estão desenho técnico, eletricidade, cálculo e física. O aluno também participa de atividades em laboratórios de materiais, aprende a fazer desenho assistido por computador e a utilizar equipamentos GPS para topografia. Temas como orçamento, planejamento, execução de obras, instalações prediais e cálculo estrutural também fazem parte da grade curricular. As disciplinas têm enfoque prático. Possibilitam ao aluno uma aproximação com obras e empresas da área, o que o valoriza no mercado de trabalho e confere ao tecnólogo um alto índice de empregabilidade.

Duração/Semestre

6 semestres

Eixo tecnológico

Infraestrutura

Área de
Atuação

Atua em diversas áreas na construção de uma edificação. Conhece todos os materiais utilizados, inclusive como ensaiá-los em laboratório. Com o auxílio do computador, elabora as peças gráficas necessárias para a execução da obra; coordena e administra todas as atividades e orçamentos, analisando a viabilidade econômica e o fluxo de caixa, determinando os cronogramas físicos e financeiros. Elabora projetos estruturais de concreto e dimensiona os de madeira e metálicos. Dimensiona e acompanha as equipes internas de instalações hidráulicas e elétricas. Participa da produção do projeto de construção de edifícios, bem como de reformas e manutenção.

Onde
Trabalhar

Existe um vasto campo de trabalho na área da construção civil: fabricantes, prestadores de serviço, empresas construtoras e de consultoria e órgãos públicos. O tecnólogo pode atuar em perícias, licitações e vistorias, além de seguir carreira acadêmica ou dedicar-se à pesquisa. Como empreendedor, tem oportunidades principalmente no setor da prestação de serviços, além de poder exercer a responsabilidade técnica em algumas atividades.

Onde
Estudar

Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Fatec São Paulo