Carreiras tecnológicas aparecem entre as mais bem pagas do País

Segundo levantamento da FGV, desenvolvedores de softwares e administradores de base de dados estão entre os 18 melhores salários do mercado de trabalho

25 de outubro de 2023 3:54 pm Institucional

Fatecs oferecem cursos superiores gratuitos para atender a demanda do mercado | Foto: Roberto Sungi

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) apontou as carreiras mais bem pagas do Brasil em 2023 e a taxa de crescimento dos salários em dez anos. Na lista de 18 profissões com nível superior, desenvolvedores de softwares, administradores de base de dados e desenvolvedores de páginas de internet aparecem ao lado de médicos, engenheiros e economistas (veja gráfico abaixo)

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado do Centro Paula Souza (CPS) oferecem educação pública, gratuita e de qualidade para quem deseja seguir uma dessas carreiras, com formação de três anos, que pode ser feita de maneira presencial ou a distância

De acordo com a pesquisa, um desenvolvedor de software, por exemplo, tem salário médio de R$9.200. A remuneração obteve um crescimento de 39% em relação a dez anos atrás. Para ingressar na carreira, a Fatec oferece o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que prepara o aluno para criar, projetar, desenvolver e configurar programas, softwares e sistemas para empresas. Pode atuar produzindo auditoria para avaliar possíveis erros e falhas, além de desenvolver pesquisas.

Veja onde estudar: Análise e Desenvolvimento de Sistemas | Centro Paula Souza

Ainda segundo o levantamento, administradores de base de dados recebem um salário médio de R$7.301, o que representa um crescimento de 30% em relação a 2012. . Para ingressar na carreira, a Fatec oferece o curso superior de tecnologia em Ciência de Dados. A formação prepara o aluno para aplicar algoritmos de aprendizagem e usar técnicas estatísticas como apoio às tomadas de decisões. O profissional busca padrões, identifica tendências, vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico com base em análise de dados.

Veja onde estudar: Ciência de Dados | Centro Paula Souza

Outro destaque da pesquisa é o desenvolvedor de páginas para internet. O profissional recebe um salário médio de R$6.075, apresentando um crescimento de 91% em relação a uma década atrás. Para os interessados em ingressar na carreira, a Fatec oferece o curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, em que o aluno aprende a desenvolver websites, intranets e sites de comércio eletrônico, além de produzir vídeos, imagens e som para integração à página. Está apto a trabalhar com novas tecnologias, como dispositivos móveis e redes sem fio, em qualquer lugar do mundo, uma vez que as aulas seguem um currículo internacional, alinhado com o que é ensinado em outros países, incluindo material didático todo em inglês.

Veja onde estudar: Sistemas para Internet | Centro Paula Souza

Os três cursos citados fazem parte do eixo tecnológico de Informação e Comunicação, que oferece ainda outras 14 formações: Banco de Dados, Big Data no Agronegócio, Big Data para Negócios, Ciência de Dados para Negócios, Defesa Cibernética, Desenvolvimento de Software Multiplataforma, Design de Mídias Digitais , Geoprocessamento, Gestão da Tecnologia da Informação, Informática para Negócios, Jogos Digitais, Redes de computadores , Segurança da Informação , Sistemas Embarcados .

O estudo foi feito pela economista e pesquisadora Janaína Feijó, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no 2º trimestre de 2023 em todo o País.

Vestibular das Fatecs

Quem deseja ingressar em um curso superior tecnológico gratuito pode se inscrever para o Vestibular das Fatecs, até 12 de dezembro, pela internet. O exame para o primeiro semestre de 2024 será aplicado em 7 de janeiro de 2024.

Atualmente, são 77 Fatecs em todas as regiões do Estado, que oferecem mais de 90 opções em cursos superiores de tecnologia. Com currículos constantemente atualizados, as formações são alinhadas às atuais demandas do mercado de trabalho e acompanham as tendências tecnológicas e empresariais.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.