Geoprocessamento

A graduação tecnológica em Geoprocessamento une computação e mapas. As disciplinas base são geografia – em especial cartografia –, matemática e estatística. O aluno também aprende a programar, por isso estuda algumas matérias dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados.

Duração/Semestre

6 semestres

Eixo tecnológico

Informação e Comunicação

Área de
Atuação

Realiza medições, levantamentos e pesquisas para caracterizar e entender as mudanças que ocorrem em ambientais naturais ou humanos, colocando essas informações em mapas. Para elaborar o trabalho, utiliza tecnologias e recursos como imagens de satélites, fotografias aéreas, radar e GPS.

Pode atuar no mapeamento de imóveis rurais, identificando a extensão da área e sua posição geográfica com exatidão; no planejamento urbano, mapeando, por exemplo, redes de energia elétrica, redes de saneamento, bairros, parques, epidemias, crimes etc.; e em levantamento topográfico.

O profissional de geoprocessamento oferece dados para a solução dos problemas. Por exemplo, pode elaborar um mapa da localização dos tipos de crime em uma cidade para auxiliar no planejamento de segurança. Também pode mapear a incidência de doenças de modo a ajudar na prevenção e na atuação das equipes de saúde.

Onde
Trabalhar

Prefeituras, governos, universidades, institutos de pesquisa, empresas de construção civil e empresas especializadas. O tecnólogo também pode abrir empresa própria.

Onde
Estudar

São José dos Campos  -  Jacareí Fatec Jacareí – Professor Francisco de Moura