Jogos Digitais

Matemática e física – disciplinas que funcionam como base para o aprendizado de programação para jogos –, estatística, inglês, criação de roteiros para games, design, empreendedorismo e negócios. Vale ressaltar que a criatividade é uma qualidade desejável para o estudante de Jogos Digitais, pois o curso transita entre o design, a criação e a informática. Jogar é algo raro durante a graduação. Quem gosta de jogar poderá aprender a desenvolver, mas as duas atividades são distintas.

Duração/Semestre

6 semestres

Eixo tecnológico

Informação e Comunicação

Área de
Atuação

Concebe e desenvolve jogos para computador, internet, celulares, tablets e videogames, inclusive para múltiplos jogadores em rede. A elaboração dos jogos passa pela criação, construção do roteiro, definição das fases, programação e testes. O tecnólogo está apto a desenvolver jogos de entretenimento assim como os chamados serious games, utilizados para educação, orientação sobre saúde, publicidade e simulações para treinamento profissional. Pode ainda gerenciar projetos e equipes de desenvolvimento de jogos. O setor cresceu no Brasil nos últimos anos e há oportunidades surgindo no mercado para esse profissional em várias áreas.

Onde
Trabalhar

Empresas de desenvolvimento de jogos, escolas, universidades e no setor de Recursos Humanos de empresas de diversos setores, com a área de treinamento. Há oportunidades no ramo publicitário e de eventos, onde os jogos são utilizados como ações interativas para atrair o público para conhecer e consumir determinado produto. O tecnólogo pode trabalhar ainda de forma independente ou abrir seu próprio estúdioou produtora de desenvolvimento de jogos.