Redes de computadores


Descrição

Ao longo do curso, o aluno vai estudar matemática (em especial raciocínio lógico), estatística e física (eletricidade, principalmente). O estudo de linguagem de programação é menos aprofundado em comparação a outras carreiras de Tecnologia da Informação. O idioma inglês está presente em todos os semestres.

Atuação

Sua atuação é focada na infraestrutura de tecnologia de informação. O tecnólogo elabora, implanta e gerencia projetos para a utilização de computadores em rede. O profissional determina a quantidade de computadores para uma empresa e quanto de memória os servidores vão precisar. Define e implementa o projeto de cabeamento estruturado da empresa, define a posição dos computadores no ambiente de trabalho e cuida da organização e da instalação dos equipamentos. Estabelece ainda o sistema de armazenamento de dados (físico, em discos, e virtual, em nuvem, acessado via internet). Além disso, oferece suporte ao usuário por telefone e pessoalmente para verificar e solucionar problemas. A maior parte das empresas precisa de um profissional – contratado internamente ou terceirizado – que seja responsável por planejar a rede de máquinas e, depois, realizar o suporte. Como o tecnólogo trabalha diretamente com o usuário, é importantíssimo que tenha habilidade para atender o público.

Onde Trabalhar

Grandes empresas, instituições financeiras e consultorias são os principais empregadores. Também pode atuar como autônomo e abrir empresa própria.

Onde estudar

Fatec Osasco – Prefeito Hirant Sanazar
Fatec Indaiatuba – Dr. Archimedes Lammoglia
Fatec Bauru