Etecs retornam às aulas online a partir desta segunda-feira


10 de agosto de 2020

Compartilhe!

Aula do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas da Etec de Monte Mor ministrada pela plataforma Teams | Foto: Divulgação

Aula do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas da Etec de Monte Mor ministrada pela plataforma Teams | Foto: Divulgação

Começam hoje as aulas do segundo semestre letivo de 2020 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS). Retomam as atividades os estudantes “veteranos” que já estavam acompanhando os cursos em formato remoto desde o semestre passado. Os ingressantes recém-convocados no Vestibulinho e todos os alunos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) deverão iniciar as aulas online na próxima segunda-feira (17). As matrículas das primeiras chamadas no processo seletivo das Etecs também têm início hoje e para os novos fatecanos começam amanhã (11).

Durante o período de isolamento social, necessário para conter a disseminação do novo coronavírus, as atividades pedagógicas do CPS estão sendo ministradas por meio da plataforma Microsoft Teams. O sistema permite reunir turmas para realização de videoaulas em tempo real, gravações para acesso posterior, compartilhamento de materiais de estudo digitais, como textos, podcasts, games, animações e outros recursos. Também é possível desenvolver tarefas, interagir com colegas e professores e fazer avaliações online.

“Graças ao trabalho incansável de nossos professores, gestores, coordenadores e servidores administrativos, as Etecs e Fatecs se tornaram um exemplo de como as instituições de ensino precisam se reinventar para enfrentar os desafios impostos pela pandemia”, afirma a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

Central de dúvidas

Para auxiliar os estudantes a terem uma boa experiência com as ferramentas de educação a distância, o CPS criou um canal no site com perguntas e respostas sobre variadas situações envolvendo acesso às aulas, e-mail institucional, recursos do Microsoft Teams, material didático, exercícios e tarefas, entre outros temas. A página também disponibiliza cartilhas, tutorais em vídeo e formulário para solicitação de suporte. Confira

Retomada presencial

O CPS preparou um Protocolo Sanitário Institucional com normas e procedimentos que serão adotados para a retomada responsável das aulas presenciais. Os protocolos estabelecem padrões de distanciamento social, higiene pessoal, limpeza de espaços físicos, comunicação interna e externa, além de monitoramento das condições de saúde.

O retorno deverá ocorrer gradualmente de acordo com o cumprimento de metas e critérios estabelecidos pelas autoridades de saúde do Governo do Estado. As atividades práticas e laboratoriais de concluintes do ensino profissional terão prioridade nas primeiras etapas.

Veja também

Alunos do CPS contam experiências com aulas online
Veja como acompanhar as novidades das aulas online
Professores mostram como dar aula sem brigar com a tecnologia
Chips facilitam acesso a aulas remotas de Etecs e Fatecs
CPS lança canal para tirar dúvidas sobre aulas online
Protocolo apresenta normas para retomada presencial

Veja Também