Professoras do CPS dão dicas de educação financeira para jovens

Docentes das Fatecs Osasco e Guaratinguetá explicam que aprendizagem sobre dinheiro precisa começar cedo e mostram como os pais podem ensinar isso aos filhos

3 de agosto de 2023 11:30 am Etec, Fatec

Pesquisa divulgada recentemente mostra que, em junho deste ano, 78,5% das famílias no Brasil tinham dívidas I Foto: Freepik

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que, em junho deste ano, 78,5% dos núcleos familiares do Brasil tinham dívidas. Em 2022, a média total foi de 77,9%, o maior índice desde que a pesquisa foi iniciada, em janeiro de 2010.

A importância da educação financeira é indiscutível e é possível começar o aprendizado desde cedo. A coordenadora do curso superior de tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Tecnologia Estado (Fatec) Guaratinguetá – Prof. João Mod, Thaís Regina Carvalho da Mota, e a professora da disciplina de Financiamentos e Mercados da Fatec Osasco – Prefeito Hirant Sanazar, Marta Fioravante Delgado, dão dicas de como mostrar aos jovens a importância de fazer escolhas econômicas de forma consciente e responsável.

“A educação financeira deve ser iniciada ainda em casa. Os pais devem ensinar aos filhos o valor das coisas. Devem explicar também que, quando utilizamos o cartão de crédito, recebemos a fatura, que precisa ser paga. É comum ouvirmos de uma criança que é só passar o cartão”, explica Marta.

Há alguns anos, os pais costumavam dar um cofrinho como estímulo para os filhos economizarem a mesada ou o dinheiro que ganhavam de presente em alguma data comemorativa. Atualmente, pouco se vê a moeda em espécie circulando e as pessoas adotam o uso de cartões de crédito e débito, pagamentos por aproximação pelo celular ou PIX. “Hoje, os pais que entendem pelo menos um pouco de finanças ensinam aos filhos como realizar aplicações e mostram os rendimentos que eles podem ter quando economizam e não gastam de imediato”, comenta Thaís.

Para Marta, as crianças e adolescentes precisam entender que o dinheiro vem como resultado de um trabalho. “Se eles ajudarem com as tarefas de casa, por exemplo, podem ser remunerados por isso.” Outra recomendação da docente é o uso de jogos lúdicos e de tabuleiro.

Reserva

Especialistas recomendam que todos tenham uma reserva financeira. “Compre somente o essencial e evite gastar com supérfluos e em excesso. É fundamental saber a quantia que pode ser utilizada em determinado momento”, alerta Marta. “A pandemia da Covid-19 nos ensinou a importância de termos dinheiro guardado. Muitas famílias quebraram por não observarem isso”, completa.

Segundo Thais, uma família deve separar 50% de sua renda para gastos essenciais (moradia, saúde, alimentação e transporte), 30% para vontades (lazer, compras, restaurantes e férias) e 20% para investimentos (poupança, aplicações, reservas de emergência ou aposentadoria privada).

Confira mais dicas das docentes:

  • Registre as despesas fixas (aluguel, contas de luz, gás, água e internet), variáveis (alimentação, transporte e cartão de crédito), investimentos e lazer;
  • Sempre que conseguir, compre à vista e evite parcelamentos;
  • Evite o delivery. Cozinhar em casa com a família pode ser prazeroso e é mais barato;
  • Reduza o tempo do banho e apague as luzes sempre após sair de um cômodo;
  • Leve lanches e petiscos de casa quando for para a escola/trabalho ou passear;
  • Não faça compras no supermercado quando estiver com fome;
  • Prefira alimentos da época.

Minicurso

Ao lado de estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, a professora de Matemática da Escola Técnica Estadual (Etec) de Registro, Simone da Silva Dias Caetano, promove minicurso sobre educação financeira, destinado aos alunos de escolas municipais e estaduais do município de Registro. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.

Compartilhe


Veja também