Copams

Quando foi constituída junto à Chefia de Gabinete da Superintendência em 2016, a Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra o Assédio Moral (Copam) teve, inicialmente, a proposta de orientar e prevenir atitudes contrárias aos valores do Centro Paula Souza (CPS).

A publicação da Portaria CEETEPS – GDS nº 1334, de 20/06/2016 definiu sua atuação no âmbito das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e da Administração Central do CPS.

A partir de 2019, a comissão passou a incorporar ações de prevenção ao Assédio Sexual definidas pela  Portaria CEETEPS – GDS nº 2560,  publicada em 26 de abril de 2019, passando a ser denominada Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra o Assédio Moral e Sexual (Copams).

A Copams tem como missão a criação de cultura de paz e constante estímulo à boa convivência organizacional, com a promoção de ações para que as relações interpessoais no ambiente de trabalho, em sentido amplo, incluindo a comunidade discente, sejam baseadas no respeito, nos valores voltados ao bem-estar da comunidade acadêmica, sempre a fim de evitar situações que possam caracterizar Assédio Moral e Sexual.

Presidida por Sonia Charpentier, assessora técnica do Gabinete da Superintendência, a comissão conta com representante do sindicato, da Unidade de Recursos Humanos (URH), Unidade Processante (UP) ,Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu), do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), da Ouvidoria e da Assessoria de Comunicação (AssCom).

Nas Etecs e Fatecs, estudantes, servidores e professores também podem receber orientações a respeito de assédios e encaminhamento de denúncias por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa).

Em um trabalho conjunto com a Ouvidoria do CPS disponibiliza canais oficiais para denúncias e orientações:
copams@cps.sp.gov.br | ouvidoria@cps.sp.gov.br

Materiais

Vídeos

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo