Compliance e Integridade


A palavra compliance tem origem inglesa, do verbo “to comply”, que significa agir de acordo com a lei, estar em conformidade.

Compliance pode ser compreendido também como um sistema de gestão de riscos composto por uma série de mecanismos que auxilia uma organização e seus respectivos gestores, a prevenir, detectar e responder a irregularidades, ilegalidades e desvios de conduta.

Integridade Pública, por sua vez, refere-se à adesão de valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados no setor público.

Assim, o Centro Paula Souza, por meio da instituição oficial de um Programa de Compliance reconhece a importância de se adotar medidas voltadas à promoção de uma cultura organizacional ética, que valoriza a integridade pública, a transparência e a responsabilidade.

Para conhecer um pouco mais sobre o Programa de Compliance e Integridade no CPS acesse o vídeo abaixo e os materiais de apoio disponíveis


O Centro Paula Souza (CPS) está elaborando seu Código de Ética.

Com o intuito de fortalecer um ambiente de confiança, ética, governança, transparência e integridade, buscando alcançar nosso objetivo principal, qual seja: “Promover uma educação pública profissional e tecnológica dentro dos referenciais de excelência”, o CPS está desenvolvendo o seu Código de Ética.

O Código buscará descrever o compromisso do CPS com os princípios mais amplos no relacionamento com seus servidores, fornecedores e prestadores de serviços, incorporando os valores da instituição e orientando as condutas de todos aqueles que exercem atividades em nome do CPS.

A busca pela integridade tem norteado as nossas ações e o Código será um instrumento importante para comunicar a “maneira CPS de ser”.

O processo de elaboração do Código de Ética teve início no ano de 2021 e contamos com a colaboração de todos nessa construção. Uma consulta pública foi realizada, tendo se encerrado no dia 30/11/2021.

Cerca de 1 mil servidores responderam ao formulário, sugerindo temas que devem constar no Código de Ética do CPS, bem como a sua forma de divulgação, conforme podemos observar nos gráficos a seguir:

1. Quais temas você considera importante constar no Código de Ética do CPS?

Fonte: (Compliance – Microsoft forms)

2. De que forma(s) você acha que o Código de Ética do CPS deve ser divulgado?

Fonte: (Compliance – Microsoft forms)

Cronograma de Construção do Código de Ética

De acordo com nosso cronograma, agora iniciamos a fase de elaboração da redação do texto e o design do Código de Ética.

Demais propostas e materiais de apoio podem ser constantemente encaminhados para o e-mail compliance@cps.sp.gov.br.


Panorama das ações dos Programas de Compliance e Proteção de Dados 2021

Vamos juntos nesse movimento!


Expediente

Comitê Compliance CPS

Portaria de Designação

Armando Natal Mauricio
Daniel Sena Serafim
Donizete Aparecido Leandro Bezerra
Emilena Lorezon Bianco
João Carlos Campanilli Junior
José Procópio da Silva de Souza Dias
Paula Elizabeth Cassel de Araújo
Paulo José Ferrari
Ricardo Sardella de Carvalho
Sônia Mardelei Rodrigues Charpentier
Tadeu Michetti Júnior

Encarregada de Dados CPS

Portaria de Designação

Paula Elizabeth Cassel


Contatos

Entre em contato através do e-mail ou dos canais:

lgpd@cps.sp.gov.br
compliance@cps.sp.gov.br
Ouvidoria
Sic