Finalistas do 6º Hackathon Acadêmico apresentam projetos

Cerimônia de premiação acontecerá na Oracle do Brasil e contará com a participação das nove equipes; evento também terá transmissão pelo Youtube

28 de junho de 2023 12:22 pm Institucional

O objetivo dessa edição é desenvolver protótipos de aplicativos mobile, web e/ou produtos de soluções que atendam ao tema Desenvolvimento Humano e Mundo do Trabalho | Foto: Divulgação

A equipe da Robótica Paula Souza realiza, nesta quinta-feira (29), a apresentação dos projetos finalistas da sexta edição do Hackathon Acadêmico. O evento acontecerá na Oracle do Brasil, na Capital, e contará com transmissão ao vivo pelo Youtube. Ao todo, são nove trabalhos desenvolvidos por grupos de alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Abdias do Nascimento (Capital), Cotia, Doutora Ruth Cardoso (São Vicente), Elias Nechar (Catanduva), Pedro D’Arcádia Neto (Assis), Prof. Armando Bayeux da Silva (Rio Claro), Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), Prof. Mário Antonio Verza (Palmital) e Profa Marinês Teodoro de Freitas Almeida (Novo Horizonte).

O desafio da competição é desenvolver protótipos de aplicativos mobile, web e/ou produtos de soluções que atendam ao tema Desenvolvimento Humano e Mundo do Trabalho. No total, participaram 871 alunos, 156 equipes, 55 professores e 21 Etecs, com atuação efetiva em todas as etapas promovidas pelo evento.

Na edição de 2023 foi utilizada a plataforma Discord, e contou com o apoio de Cauã Campos Amâncio, egresso da Etec Prof. Luiz Pires Barbosa, de Cândido Mota e atual aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Ourinhos que foi responsável pelo desenvolvimento de um ambiente de acordo com as especificações da equipe organizadora.

“Foi extremamente gratificante trabalhar com uma plataforma que eu costumava utilizar apenas para diversão e agora pude usá-la como uma oportunidade de trabalho. É surreal saber que meu projeto de TCC, apresentado na conclusão do curso da Etec, abriu essa oportunidade de fazer a diferença e facilitar a forma como as mentorias eram realizadas”, comenta Cauã.

Em comemoração aos dez anos da Robótica Paula Souza, a equipe buscou inovar as ações. “Contamos com o apoio de dez profissionais voluntários que participaram como avaliadores dos projetos finalistas, analisando vários aspectos do projeto, como viabilidade, protótipo, inovação e pitch, além de recomendações para que as equipes possam dar continuidade nos projetos”, pontua o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus de Souza.

A sexta edição do Hackathon Acadêmico, contou com apoio da Oracle Academy e da Mamute Eletrônica. A cerimônia de premiação contará com a participação das nove equipes finalistas e transmissão pelo canal do Youtube.

Confira os finalistas. As unidades aparecem por ordem alfabética dos municípios:

MunicípioUnidadeProjeto
AssisEtec Pedro D’Arcádia NetoScientia
CapitalEtec Abdias do NascimentoDouradin
CatanduvaEtec Elias NecharTeenFit
CotiaEtec de CotiaSaúde em Movimento
FernandópolisEtec Prof. Armando José FarinazzoSuaSaúde
Novo HorizonteEtec Profª Marinês Teodoro de Freitas AlmeidaWorkAble
PalmitalEtec Prof. Mário Antonio VerzaLibraz: Aplicativo para ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
Rio ClaroEtec Prof. Armando Bayeux da SilvaMedic Dropper
São VicenteEtec Doutora Ruth CardosoTechFour

Compartilhe


Veja também