Intercâmbio Cultural oferece bolsas de estudo na Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda; conheça história de um jovem do extremo sul da Capital contemplado pela iniciativa
Kaike Santos vivenciou o Intercâmbio Cultural do CPS na Inglaterra, onde estudou inglês por quatro semanas | Foto: Arquivo pessoal
Do extremo da zona sul da Capital paulista, para Cambridge, na Inglaterra. A viagem para o exterior era um sonho distante de Kaike Jesus Ferreira dos Santos, mas se tornou um dos momentos mais marcantes da vida do jovem. A experiência foi concretizada em janeiro de 2023, quando ele desfrutou de uma das cobiçadas vagas para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS), enquanto cursava o Ensino Técnico em Recursos Humanos, na Escola Técnica Estadual (Etec) Jardim Ângela. Atualmente no Ensino Superior Tecnológico em Gestão Empresarial, na Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) Zona Sul, o aluno celebra as conquistas na bagagem de vida e no mercado de trabalho.
As vagas ofertadas pelo CPS para o Intercâmbio Cultural são ocupadas por estudantes com o melhor aproveitamento acadêmico de cada unidade. “Quando soube do desafio, fiquei com medo. A concorrência era grande”, lembra o estudante. “Recebi a notícia de que tinha conquistado a oportunidade e foi pura alegria, além de ter me dado muita autoconfiança”. Kaike comenta que os pais o incentivaram para estudar e se esforçar para conquistar os objetivos. Além disso, apesar das dificuldades, ele sabia que era necessário acreditar em seu potencial. “O intercâmbio foi a prova de que posso conquistar o que sonhei. Todos os dias que passei estudando, me esforçando, tentando dar o melhor de mim, não foram em vão”, resume.
Novas realizações
O estudante classifica a experiência no exterior como “a melhor coisa que aconteceu na vida”. Ele se orgulha da conquista e também de ser um exemplo para outros jovens. “Meus professores me consideram referência de destaque e superação. Eles contam com orgulho como um aluno do Jardim Ângela alcançou essa oportunidade. É muito gratificante”, diz.
As quatro semanas vividas na Inglaterra, estudando inglês, renderam ao jovem mais do que apenas boas lembranças e conhecimentos em um segundo idioma. Ele celebra que o intercâmbio o diferenciou na hora de conquistar um estágio em uma administradora de condomínios e outsourcing. O jovem lembra que, durante a entrevista, mencionou o intercâmbio e a importância que a oportunidade representou para ele. “Acredito que meu esforço e dedicação aos estudos, além do destaque entre milhares de alunos, fez toda a diferença no processo de seleção”, acrescentou.
A história de Kaike materializa o compromisso do CPS em oferecer ferramentas que ampliem os horizontes e preparem os estudantes para um mundo globalizado. “Eu escolhi o Ensino Superior da Fatec por saber que o ensino é de qualidade e pode abrir diversas oportunidades, como o intercâmbio fez”, ressalta.
Além das fronteiras
O Intercâmbio Cultural é uma das iniciativas de internacionalização ofertadas pela autarquia. Outros estudantes também conquistaram vagas para experiências no exterior, como Rafaela Almeida; Fernanda de Souza; Keila Pereira de Santana; João Guilherme Diniz; e Samuel de Souza Orsini. Os alunos ainda são apresentados a oportunidades de intercâmbios virtuais e cursos de idiomas gratuitos.
O incentivo à realização de Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) é outra ação que faz parte do cotidiano da instituição. Um levantamento realizado pela organização internacional sem fins lucrativos Coil Connect mostra que o CPS é a segunda instituição no mundo em quantidade de PCIs.
Além disso, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), o CPS realiza troca de experiências com outros países. Entre as iniciativas estão visitas de comitivas dos Países Baixos, Angola e China, bem como acordos de cooperação, a exemplo do EducationUSA.
Intercâmbio 2025
Neste ano, o CPS disponibiliza 337 bolsas de estudo para cursos de língua inglesa ou espanhola em instituições de ensino da Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Foram selecionados estudantes de Etecs e Fatecs, nas modalidades presencial e Educação a Distância (EaD). Foram contemplados ainda alunos do formato de Articulação dos Ensinos Médio, Técnico e Superior (AMS) e uma vaga será destinada à aluna vencedora da Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades (Cuco), uma parceria da Universidade de São Paulo com o CPS.
Os embarques ocorrem nos dias 29 a 31 de maio. Veja lista de convocados.