Fatec Itapetininga é premiada em evento em Nova Deli, na Índia

Prêmio da Câmara de Comércio e Indústria dos BRICS reconhece projeto desenvolvido em colaboração com estudantes de outras duas Fatecs, Indaiatuba e São Caetano, e da Durban University of Technology

24 de janeiro de 2024 11:35 am Fatec, Institucional, Internacional, Premiação, Qualidade de Ensino

A professora Paula Granado e o representante do BRICS no Brasil, H. E. João Gilberto Vaz, durante a premiação na Índia|Arte: Divulgação

Trabalho premiado na sexta-feira (19) nasceu da troca de experiência entre os estudantes do curso de Comércio Exterior das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) de Itapetininga, Indaiatuba e São Caetano do Sul com alunos de Horticultura Sustentável da Durban University of Technology (DUT), da cidade de Durban, na África do Sul durante o ano de 2022.

Por meio do programa de Projetos Colaborativos Internacionais (PCI) foi desenvolvida a análise sobre as possibilidades de exportação sustentável de flores, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Percebendo o potencial da ideia, o estudante do sexto semestre da Fatec Itapetininga, João Guilherme Diniz, enviou o projeto desenvolvido para a Câmara de Comércio e Indústria (CCI) dos BRICS – aliança de países originalmente composta por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que recebe outras seis nações convidadas em 2024.

Anualmente a CCI promove BRICS Annual Recognition Awards (BARA), um prêmio para projetos que contribuam com o desenvolvimento sustentável dos países membros. Podem participar empresas do setor privado e público, organizações não governamentais e empresas sociais, escolas de negócios e instituições educacionais, além de realizadores individuais e empresas de mídia, sempre com projetos desenvolvidos até dois anos antes do evento.

“Recebemos um e-mail da Câmara de Comércio dos BRICS comunicando a vitória, e foi emocionante! Não foi um projeto fácil, sempre tem um certo choque cultural, além da dificuldade natural com o idioma inglês e com as plataformas usadas por estudantes estrangeiros. Mas foi uma experiência muito valiosa”, conta a professora de Política Comercial Externa da Fatec Itapetininga, Paula Granato.

A CCI reconheceu a iniciativa como uma contribuição significativa para geração de parcerias estratégicas entre países dos BRICS. E entregou o Prêmio de Excelência da categoria Academia no último dia 19, em Nova Deli, na Índia.

“Essa avaliação nos mostra a importância dos trabalhos interinstitucionais e das parcerias internacionais. Os projetos envolvendo temas ligados ao Agronegócio e ao Comércio Exterior são bons exemplos do alto potencial que nossos alunos têm em contribuir de forma global na geração de tecnologia e de conhecimento”, diz o diretor da Fatec Itapetininga, Fábio Albuquerque Entelmann.

“Quando o João Guilherme fez a inscrição eu disse que, se ganhássemos, viajaria pra Índia, um país que sempre quis conhecer. E já estou encantada: templos do século 17, a convivência de muitas religiões, pessoas acolhedoras, uma experiência inacreditável”, completa a professora Paula, direto de Nova Deli.