Grupo de seis representantes do Comitê de Educação e Finanças de Pequim foi recebido na Administração Central do Centro Paula Souza, na Capital, na última terça-feira (11)
Diretor do Comitê de Educação de Pequim, Li Junfeng, entrega tela como símbolo de sorte aos representantes do CPS | Foto: Divulgação
O Centro Paula Souza (CPS) recebeu uma comitiva de seis representantes do governo chinês nesta terça-feira (11). A convite da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), o grupo participou de um primeiro encontro amistoso, que abre portas para futuros acordos e trocas de experiência.
“Na China existe um modelo de Ensino Técnico semelhante ao brasileiro, mas nem todos os jovens de lá aproveitam tão bem as oportunidades quanto os daqui”, comentou o diretor-geral executivo do Comitê de Educação de Pequim, Li Junfeng.
O diretor acompanhou atentamente a apresentação do modelo de ensino do CPS ao lado da oficial da Comissão Municipal de Educação, Xu Jianshu; da diretora de divisão do Departamento Municipal de Finanças, Yan Zhe; do secretário da Comissão de Trabalho de Educação do Distrito de Haidian, Du Rongzhen; do vice-diretor do Grupo de Trabalho de Educação, Yu Jun; e da diretora do Escritório de Cooperação Internacional da Capital Medical University, Ma Lu.
“Ao todo, são 226 mil alunos matriculados nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e outros 91 mil as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), em 363 municípios do Estado”, comentou a assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis.
Troca de experiências
O diretor Junfeng impressionou-se com as altas taxas de empregabilidade dos alunos e egressos do CPS, principalmente nas Etecs, onde a faixa etária é mais baixa, além da ampla capilaridade, uma questão especialmente relevante para países de grande extensão, como Brasil e China. “É interessante como estão em todos os pontos do mapa do Estado! Este modelo de qualidade de ensino certamente é algo que temos interesse em conhecer melhor e trocar experiências”, disse.
O coordenador de Projetos Colaborativos Internacionais da Unidade de Ensino Superior de Graduação, Osvaldo Succi Junior, apresentou a parceria já em andamento com a Universidade Normal de Tianjin, na China. Ele frisou a constante busca por novas formas de ensino, que também despertaram interesse dos chineses.
“Percebo a importância dessa constante evolução para a qualidade na educação. É algo que gostaria de levar como exemplo a meu país”, afirmou Junfeng.
Educação integrada
A diretora do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão do CPS, Lucília Guerra discorreu sobre as bases formativas da Unidade do Ensino Médio e Técnico. Ao contrário do país asiático, no Brasil, cada unidade oferece cursos de eixos educacionais diferentes e atua na formação social do estudante. “Nossa missão é educar para o trabalho, para a continuação dos estudos e para o convívio em sociedade. Falamos sobre ética, saúde, inclusão e respeito, ao mesmo tempo em que ministramos disciplinas técnicas”, explicou.
Após entregar uma lembrança da visita, a comitiva deixou a Administração Central do CPS com a promessa de novas conversas e um convite para uma visita da equipe paulista em Pequim. “Foi apenas o primeiro encontro, mas tenho certeza de que o interesse no aprendizado é bilateral”, finalizou Marta Iglesis.