Dez Fatecs conquistam conceito máximo na avaliação do Enade 2022

Obtiveram nota 5 as Fatecs Ipiranga, São Paulo, Sebrae e Zona Leste (da Capital), Guaratinguetá, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Sumaré e Taubaté

1 de novembro de 2023 2:58 pm Qualidade de Ensino

Nesta edição, 10 Faculdades de Tecnologia do Estado obtiveram 12 conceitos 5, o maior possível l Foto: Roberto Sungi

A divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022 evidenciou mais uma vez a qualidade do ensino praticado nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), administradas pelo Centro Paula Souza (CPS). Nesta edição, 10 unidades obtiveram 12 conceitos 5, o maior possível. Os dados foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa nesta terça-feira (31 de outubro), em Brasília, DF.

As Fatecs Ipiranga, São Paulo, Sebrae e Zona Leste (localizadas na Capital), Guaratinguetá, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Sumaré e Taubaté conquistaram a nota máxima nos cursos superiores de tecnologia em Gestão Empresarial e Gestão de Negócios e Inovação (ambos equivalentes a Processos Gerenciais no catálogo do MEC), Logística, Marketing e Recursos Humanos. As unidades do CPS conquistaram ainda mais 45 conceitos 4, em uma escala de 1 a 5.

“Existe um trabalho contínuo de aperfeiçoamento da qualidade da educação profissional e tecnológica que oferecemos. Desde a modernização de currículos e laboratórios dos cursos até a constante capacitação de nosso corpo docente. Essas medidas refletem no desempenho dos alunos”, elogia o coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS, Rafael Ferreira Alves.

A avaliação dos cursos superiores no Brasil é composta pelo Conceito Enade e por outros indicadores apurados pelo Inep junto às instituições de Ensino Superior. O Enade divide os cursos de graduação do País em três grupos e a cada ano avalia um desses conjuntos. Em 2022, foram avaliados os cursos vinculados ao Ano III. Além dos superiores de tecnologia, foram analisados bacharelados em áreas como administração, ciências contábeis, direito, jornalismo, psicologia e turismo.

O Enade, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um questionário e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Cerca de 594 mil alunos fizeram a avaliação em todo o Brasil, em 2022. Nos cursos superiores de tecnologia foram avaliados 146,5 mil estudantes.

Confira a lista de Fatecs que obtiveram conceitos 4 e 5 no Enade na edição 2022:

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA COM NOTA MÁXIMA NO ENADE
CursoFaculdadeConceito Enade