Ao todo, seis grupos finalistas, formados por três estudantes e um professor, apresentaram criações com inspiração em cardápio junino; conheça receita vencedora
Alunos do curso técnico em Gastronomia, da Etec de Guarujá, venceram a primeira edição do concurso | Foto: Roberto Sungi
Nesta sexta-feira (14), seis grupos de estudantes e professores de cursos técnicos em Gastronomia e da especialização técnica em Enogastronomia, de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS), participaram da final da primeira edição do Concurso de Gastronomia do CPS, na Etec Santa Ifigênia, na Capital. A receita campeã é da Etec Alberto Santos Dumont, de Guarujá. O segundo e o terceiro lugares foram conquistados por dois grupos da Etec Benedito Storani, localizada em Jundiaí.
Promovido pela Cetec Capacitações, o concurso incentiva uma competição saudável entre as unidades que oferecem formações no segmento da culinária, com objetivo de estimular a criatividade e a inovação. O desafio proposto foi a criação de uma receita autoral para um prato principal, tendo como referência cardápios de festas juninas. Foi obrigatório usar entre os ingredientes uma opção de carne suína e temperos de uma das marcas parceiras do concurso. Outra regra é que os pratos seguissem a apresentação no estilo à la carte.
Formados por três estudantes e um professor orientador, 26 grupos se inscreveram para participar da competição. Desses, seis foram selecionados para a etapa final, presencialmente. A organizadora da competição, Bruna Fiore, avalia positivamente os resultados da iniciativa. “Percebemos que a ideia foi muito bem aceita entre as unidades, já que conseguimos mobilizar alunos e docentes, de diversas Etecs do Estado, com receitas incríveis, ficha técnica e os devidos testes de sabor.” Ela complementa que a proposta é incorporar o concurso ao calendário anual de eventos da autarquia.
A grande final
Canjiquinha com costela suína desfiada e redução de quentão; Copa lombo marinada no vinho com especiarias acompanhada de creme de pipoca e vinagrete de pinhão; Linguiça suína artesanal, flambada em redução de quentão, acompanhada com xerém de canjiquinha; Lombo de porco ao molho maçã do amor com farofa de cuscuz e pinhão; Panceta ao molho de goiabada com pamonha assada recheada com queijo coalho; e Panceta junina. Ficou com água na boca? Pois estas foram as receitas que disputaram a final da competição.
Uma comissão julgadora composta por dois representantes do CPS e três especialistas em gastronomia avaliou os seis pratos apresentados pelos grupos. As criações foram analisadas sob os critérios de sabor, criatividade da receita e apresentação do prato.
Com mais de 20 anos de experiência, o chefe de cozinha Israel Pereira da Cunha trouxe o olhar do mercado para a competição. “Os pratos apresentados são muito criativos, nos deixam surpresos e cheios de esperança, pois é isso que nós queremos ver no dia a dia, nos restaurantes.” O chef afirmou ainda que o talento dos alunos participantes fez com que ele convidasse esses estudantes a apresentar seus currículos aos restaurantes em que trabalha.
Vencedores
De Guarujá, o grupo da Etec Alberto Santos Dumont foi o vencedor da edição, com a receita de Canjiquinha com costela suína desfiada e redução de quentão. O estudante do primeiro módulo de Gastronomia, Guilherme Villar, acredita que a participação no concurso é um preparo para o futuro no mercado. “A competição nos colocou em uma situação real de entrega de prato e apresentação, nos deu uma ideia da realidade do que é trabalhar com gastronomia”, disse.
Dois grupos de estudantes da especialização técnica em Enogastronomia, da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, ficaram com os outros lugares do pódio. A segunda colocada foi a receita Panceta Junina, seguida pela terceira mais bem pontuada, a Linguiça suína artesanal, flambada em redução de quentão, acompanhada com xerém de canjiquinha.
Todos os participantes do concurso ganharam certificados e os vencedores ainda receberam a premiação abaixo:
Conheça a receita vencedora:
Canjiquinha com costela suína desfiada e redução de quentão
Etec Alberto Santos Dumont, de Guarujá
Estudantes: Fábio Balbino, Guilherme Villar e Maria Clara Eloi
Professora: Carina Barros
Tempo de preparo: 90 minutos
Canjiquinha
240 gramas de canjiquinha
1litro de água
60 gramas de manteiga
280 gramas de bacon
160 gramas de calabresa
½ maço de coentro
1 cebola
1 tomate
½ maço de salsinha
3 dentes de alho
O quanto baste de broto de beterraba
2 colheres de chá de colorífico
Sal rosa a gosto
2 colheres de chá de cominho em pó
1 caldo de carne em pó
Costelinha
500 gramas de costelinha
1 limão
Azeite
1 xícara de cachaça branca
Sal a gosto
Mix de pimentas
O quanto baste de dry rub suíno
Redução de quentão
100 gramas de rapadura
1 colher de sopa de gengibre
1 maçã
420 gramas de água quente
60 gramas de suco de laranja
40 gramas de suco de limão
360 gramas de cachaça branca
5 unidades de cravo da índia
2 unidades de canela em pau
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque as costelinhas, misture os temperos secos com suco de limão, cachaça e azeite. Deixe a costelinha marinando nessa mistura por pelo menos uma hora, na geladeira. Em seguida, leve as costelinhas ao forno pré-aquecido a 180 graus, com papel alumínio, por 40 minutos.
Então, comece a preparação da canjiquinha. Corte a cebola, o bacon, a calabresa e o alho em brunoise. Em uma panela, adicione a manteiga e doure a calabresa e o bacon. Depois acrescente a cebola e o alho e refogue até dourar. Junte à panela um litro de água fervendo e o caldo de carne em pó. Adicione a canjiquinha e cozinhe em fogo médio até engrossar. Finalize com o tomate picado em brunoise, salsa e coentro picados.
Para a redução de quentão, em uma panela adicione a canela, cravo e gengibre. Depois, acrescente a rapadura ralada e espere derreter. Em seguida, coloque o suco de limão e da laranja, cozinhe por dois minutos e acrescente água fervendo. Depois disso, adicione na panela as maçãs descascadas e picadas grosseiramente. Quando estiverem macias, coloque a cachaça e deixe reduzir até que reste um terço da quantidade original. Em seguida, bata no liquidificador a mistura já coada.
Finalize o prato com a redução de quentão. Decore com o broto de beterraba.
Confira alguns registros da final do concurso: