Equipe da Fatec Pompeia conquista segundo lugar no Hackathon Unesp

Solução proposta para o desafio de otimizar a logística de distribuição de milhões de mudas de eucalipto incluiu etiquetas, antenas e sistema de identificação por cores

29 de abril de 2024 10:54 am Eventos, Fatec, Premiação

Estudantes receberam prêmio pela segunda colocação na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, em Botucatu | Foto: Divulgação

A equipe da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Shunji Nishimura, de Pompeia, conquistou a segunda colocação no Hackathon Unesp. Compostos por até oito pessoas, os grupos inscreveram trabalhos em duas trilhas, sendo a primeira opção baseada no caso de uma das maiores empresas brasileiras de celulose do mundo, que conta com operações industriais em Camaçari, na Bahia, e Lençóis Paulista, em São Paulo, além de áreas florestais no interior desses estados.

“O desafio proposto aos estudantes foi otimizar a logística de distribuição de mudas no campo, reduzindo a perda de caixas no processo”, explica o professor Hannes Fischer, da Fatec Pompeia.

Com terrenos que somam 250 mil hectares de terra, sendo 150 mil cultivados, a empresa planta milhões de mudas de eucalipto por ano e exige recursos tecnológicos para melhoria de eficiência e precisão. “A solução desenvolvida utiliza etiquetas com identificação por radiofrequência nas caixas de eucaliptos, além de equipar os caminhões com duas antenas que registram a entrada e a saída de cada unidade”, conta.

Para identificação de desvios em tempo real, foi sugerido ainda um sistema de cores que auxilia na comparação do número de caixas retiradas e recolocadas no caminhão. “Os estudantes voltaram com um prêmio de R$1,5 mil e uma experiência para toda a vida”, ressalta o professor.

A maratona de programação foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de abril no campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em Botucatu.