Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

3. Vestibulinho

Vestibulinho

As inscrições para o processo seletivo (Vestibulinho) das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza são semestrais – exceto as do Ensino Médio e dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que são anuais.

Para concorrer a uma das vagas para o Ensino Médio regular ou em diferentes modalidades e para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental. Quem pretende fazer apenas o Ensino Técnico, precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio.

A cada Vestibulinho, é preciso conferir no Manual do Candidato quais os cursos são oferecidos em cada unidade.

Cadastro reserva para acesso às vagas remanescentes

O processo seletivo também oferece vagas remanescentes para acesso ao segundo módulo para diversos cursos técnicos e para acesso à segunda série do Ensino Médio

Para concorrer à vaga para o curso técnico, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Já os que vão pleitear acesso às vagas remanescentes do segundo ano do Ensino Médio, precisam ter completado o primeiro ano desse ciclo.

Especialização de nível médio

O Vestibulinho disponibiliza ainda vagas para cursos de especialização técnica. Trata-se de uma oportunidade de aprofundamento para profissionais que já têm o diploma técnico e desejam obter conhecimentos mais específicos em uma determinada área. Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Confira as provas anteriores

1º Semestre – Cursos de Especialização

1º Semestre – Cursos de Especialização

Gabarito