Vestibular


A formação superior tecnológica é um dos atalhos para quem busca colocação no mercado de trabalho ou para aquela tão aspirada promoção. Esse projeto já pode começar a ser planejado. Nesta segunda-feira, 10, as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) abrem inscrições para o processo seletivo do segundo semestre. O prazo vai até as 15 horas do dia 7 de junho, exclusivamente pelo site vestibularfatec.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 39.

A seleção dos candidatos será por análise de histórico escolar, sem prova presencial ou online. A mudança do critério de avaliação se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos.

Serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da segunda série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes ao segundo termo deste ciclo, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do Ensino Médio.

A previsão é de que as aulas comecem de forma remota (online). O retorno para o formato presencial deve ocorrer quando as metas para flexibilização da quarentena forem alcançadas.

Crescimento de vagas

O Vestibular das Fatecs oferece um total de 18.160 vagas, distribuídas entre os 84 cursos superiores de tecnologia. Esse número representa um crescimento de 2.360 vagas comparado ao processo seletivo do mesmo semestre do ano passado (15.800).

As Fatecs vão disponibilizar computadores online aos candidatos que tiverem dificuldade de acesso à internet para fazer a sua inscrição. Os interessados devem entrar em contato com a unidade para verificar data e horário de atendimento. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS).

Novidades do processo seletivo

A futura Fatec Barretos passa a integrar o Vestibular para o próximo semestre, oferecendo 40 vagas para o curso superior de tecnologia de Gestão Hospitalar, inédito no Centro Paula Souza (CPS). O curso foi elaborado em parceria com o Hospital de Amor, instituição de referência no País no tratamento e prevenção de câncer.

Três Fatecs vão ampliar turmas de cursos oferecidos em outras unidades:

Fatec Bebedouro – Big Data no Agronegócio (40 vagas, noite);

Fatec Baixada Santista – Ciência de Dados (40 vagas, manhã); e Gestão de Recursos Humanos (40 vagas, noite)

Fatec Presidente Prudente – Marketing (40 vagas, manhã).

Inscrições

O candidato que quiser disputar uma vaga no Vestibular precisa ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39. O valor deve ser pago até as 15 horas do dia 7 de junho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site vestibularfatec.com.br.

O acesso à Área do Candidato é realizado somente pelo CPF do interessado e da senha de segurança cadastrada, pelo candidato, no início da inscrição. Os documentos para preenchimento da inscrição são cédula de identidade (RH), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (CIE/RNM/RNE). É necessário também fazer upload legível do histórico escolar (frente e verso) ou declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da segunda série do Ensino Médio.

Candidatos que concluíram o Ensino Médio na rede de escolas estaduais de São Paulo podem inserir o Boletim Escolar Digital, disponível no site da Secretaria Estadual de Educação. Estudantes das Etecs do CPS podem utilizar o boletim online emitido no Novo Sistema Acadêmico (NSA) ou no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Para o candidato que concluiu o Ensino Médio regular: possuir Histórico Escolar com Certificado de conclusão do Ensino Médio. O candidato que concluiu o Ensino Médio por meio da EJA ou afins, deve fazer o upload do histórico escolar (frente e verso) ou declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da segunda série do Ensino Médio.

Quem ainda estiver concluindo o Ensino Médio na modalidade EJA ou modalidades semelhantes precisa inserir Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula.

Candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) devem fazer upload do certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso), expedido por órgão competente, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes do Ensino Médio.

No ato da inscrição é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda alternativa: o mesmo curso de primeira opção em outro período na mesma Fatec; o mesmo curso de primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec ou qualquer curso oferecido em qualquer Fatec e período.

É fundamental conferir todos os detalhes no Manual do Candidato, que está disponível no site do processo seletivo.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Fatecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

O candidato que aderir ao Sistema de Pontuação Acrescida deverá apresentar o histórico escolar ou declaração escolar. Caso não apresente tal documentação, será impedido de realizar a sua matrícula, sem possibilidade de reclassificação, sendo a respectiva vaga colocada à disposição do próximo candidato classificado.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou em vestibularfatec.com.br.

Calendário do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2021

De 4 a 7 de maio – Pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição e envio da documentação comprobatória até as 15 horas do último dia, por meio digital, via upload, no site vestibularfatec.com.br;

De 10 de maio a 7 de junho – Inscrições para processo seletivo até as 15 horas do último dia no site do Vestibular;

18 de maio – Resultado dos pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição no site do Vestibular;

18 de maio a 7 de junho – Período de inscrição para candidatos que tiveram o pedido de isenção ou redução da taxa de inscrição deferido;

19 e 20 de maio – Prazo para recursos dos candidatos que tiveram o pedido de isenção ou redução da taxa de inscrição indeferido;

27 de maio – Divulgação do resultado da análise dos recursos de isenção e redução da taxa de inscrição;

16 de junho – Divulgação da lista preliminar de inscrições deferidas e indeferidas;

17 e 18 de junho – Período para recurso e retificação de notas e documentação dos candidatos que tiveram inscrições indeferidas;

23 de junho – Divulgação do resultado do recurso e das retificações de notas/ documentos

30 de junho – Divulgação da lista de classificação geral e da 1ª lista de convocação para matrícula dos aprovados;

1 a 5 de julho – Matrícula e envio dos documentos dos convocados na 1ª lista;

12 de julho – Divulgação das matrículas aprovadas da 1ª lista de convocação;

13 e 14 de julho – Período para acerto de documentação de matrícula da 1ª lista de convocação;

16 de julho – Divulgação de matrículas aprovadas da 1ª lista de convocação após acerto de documentação;

21 de julho – Divulgação da 2ª lista de convocação;

22 de julho – Matrícula da 2ª lista de convocação e envio da documentação dos candidatos classificados;

26 de julho – Divulgação de matrículas aprovadas da 2ª lista de convocação;

27 de julho – Período para acerto de documentação de matrícula da 2ª lista de convocação;

29 de julho – Divulgação de matrículas aprovadas da 2ª lista de convocação após acerto de documentação.


Informações sobre o Vestibular para o segundo semestre de 2021

Neste canal, você encontra respostas que esclarecem as dúvidas mais frequentes sobre o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. Entre as principais questões estão o novo modelo de ingresso. Leia atentamente o Manual do Candidato no site www.vestibularfatec.com.br antes de fazer sua inscrição.

P&R – Vestibular das Fatecs – Segundo Semestre 2021

1 – Qual a grande mudança no Processo Seletivo das Fatecs para o segundo semestre de 2021?

Preocupado em preservar a saúde dos candidatos e, ao mesmo tempo, em assegurar o Vestibular para acesso às Fatecs, o Centro Paula Souza (CPS) pesquisou experiências nacionais que pudessem neutralizar os impactos da Covid-19 em seu processo seletivo. Neste Vestibular, não serão aplicadas provas e todo o processo será online.

O preenchimento de vagas levará em conta o desempenho escolar dos candidatos por meio da análise do histórico. A classificação final será realizada considerando a média aritmética simples das notas das disciplinas de português e matemática. O candidato que quiser disputar uma vaga no Vestibular precisa ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Para mais informações, acesse o Manual do Candidato e a Portaria do Vestibular

2 – As vagas para o segundo semestre são para cursos presenciais ou online?

Ambas as modalidades. Os cursos superiores de tecnologia presenciais iniciarão as aulas de forma remota (online), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível o retorno das aulas de forma presencial nas Fatecs.


As aulas dos cursos na modalidade a distância (EaD) terão períodos de avaliações presenciais entre a 9ª e 11ª semana (1ª avaliação), entre a 19ª e 21ª semana, (2ª avaliação e substitutiva se necessário) com possibilidade de atendimento presencial para orientação de estágio e trabalho de graduação.

Os encontros serão realizados na Fatec em que o aluno estiver matriculado. Os dias e horários previstos para a realização das atividades presenciais serão disponibilizados com a devida antecedência, estando sujeitos a alterações conforme as necessidades da região e/ou Unidade.

3 – Qual é o valor médio da mensalidade?

Todos os cursos são gratuitos. A Fatec é uma instituição pública gratuita que oferece ensino superior de tecnologia, sob a administração do Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo.

4 – Qual será o valor da taxa de inscrição para o Vestibular?

A taxa de inscrição é de R$ 39, valor 44% inferior ao do Vestibular do primeiro semestre de 2020.

5 – Quem pode concorrer a uma vaga no Vestibular?

Qualquer candidato que tenha terminado ou esteja cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Para mais informações, acessar o Manual do Candidato e o site www.vestibularfatec.com.br.
Observação – Para o curso superior de tecnologia em Radiologia, é necessário que o candidato tenha no mínimo 18 anos na data de matrícula, respeitando-se o Parecer CNE/CEB 19/2007 e demais Legislações vigentes acerca da especificidade deste curso.

6 – O Vestibular das Fatecs oferece quantas vagas para o segundo semestre de 2021?

As inscrições para as 18.160 vagas estão abertas, exclusivamente, no site www.vestibularfatec.com.br.

7 – O Vestibular oferece cursos inéditos para o segundo semestre?

Sim, um novo curso na área de Saúde passa a integrar a grade das Fatecs. Gestão Hospitalar será oferecido pela primeira vez na futura Fatec Barretos.

8 – Alguma Fatec vai ampliar a oferta de cursos no segundo semestre de 2021?

Três unidades vão implantar cursos existentes em outras Fatecs, mas que passam a ser novidades nessas regiões: a Fatec Bebedouro abriu 40 vagas (noite) para o curso de Big Data no Agronegócio; a Fatec Baixada Santista ganha os cursos de Ciência de Dados 40 vagas, (noite) e Gestão de Recursos Humanos 40 vagas (noite); e a Fatec Presidente Prudente passa a oferecer 40 vagas (manhã) em Marketing.


Para consultar a listagem das Fatecs, com os cursos e respectivos períodos, acesse site www.vestibularfatec.com.br.

9 – Posso concorrer a mais de um curso?

Sim. No ato da inscrição é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso de primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec.


Observação: a chamada de candidatos em segunda opção só ocorrerá após serem convocados todos os candidatos aptos em primeira opção.

10 – Onde faço a inscrição?

Todo o processo é digital. As inscrições para o Vestibular das Fatecs do segundo semestre de 2021 serão efetuadas somente pelo site www.vestibularfatec.com.br. As Fatecs vão disponibilizar microcomputador(es) e acesso à internet aos candidatos interessados em realizar a inscrição e que encontrem dificuldades em acessar o site do processo seletivo. Caberá à unidade determinar o horário de funcionamento para a realização da inscrição no Vestibular.


O candidato deverá entrar em contato com a respetiva Fatec para verificação do horário de atendimento. Somente será admitido para atendimento presencial o candidato que estiver portando máscaras de proteção facial com cobertura de nariz e boca, respeitando as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza.

11 – Qual o período de inscrição do Vestibular para o segundo semestre?

A inscrição do Vestibular para o segundo semestre deve ser feita até as 15 horas do dia 7 de junho.

12 – Como faço a inscrição online?

Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39. O valor deve ser pago até 7 de junho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site vestibularfatec.com.br.


Acesse o Manual do Candidato para ver a listagem completa dos documentos necessários e o passo a passo para efetivar a inscrição no Vestibular para o segundo semestre de 2021.

13 – Como se dá a inclusão social no Vestibular? Há algum sistema de bônus?

Para ter direito ao Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza, que concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo, o candidato deve informar se estudou as três séries do Ensino Médio em escolas públicas.


A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida na apresentação do histórico escolar ou declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola. O candidato afrodescendente deve preencher a autodeclaração no ato da inscrição.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida por ter estudado em escolas públicas nos três anos do Ensino Médio ou ser afrodescendente, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

14 – Será mantida a pontuação extra para alunos oriundos de escolas públicas e afrodescendentes?

Sim. O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Fatecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

15 – Não haverá nenhum tipo de prova?

No Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2021 não haverá prova. A classificação final será realizada considerando a média aritmética simples das notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática que constam no histórico escolar do candidato.

Para mais informações, acessar o Manual do Candidato.

16 – Qual a duração de um curso superior de tecnologia?

Os cursos superiores de tecnologia possuem currículos flexíveis, compostos por disciplinas básicas e humanísticas, de apoio tecnológico e de formação específica, com carga horária mínima de 2.400 horas, com duração de 3 a 4 anos de acordo com o projeto pedagógico de cada curso.

17 – O que é tecnólogo?

O tecnólogo é um profissional de nível superior de graduação, com formação sólida mais específica para atender aos mais variados setores produtivos, de acordo com as demandas da sociedade e do mundo do trabalho. O tecnólogo pode atuar em empresa que busca profissional qualificado no uso e na criação de novas tecnologias. Pode também prestar concurso público e fazer uma pós-graduação.

Confira as provas anteriores

2020
2019
2018

2º Semestre 2018

Prova
Gabarito
Gabarito Retificado


1º Semestre 2018

Prova
Gabarito

2017

2º Semestre 2017

Prova
Gabarito


1º Semestre 2017

Prova
Gabarito

2016

2º Semestre 2016

Prova
Gabarito


1º Semestre 2016

Prova
Gabarito

2015

2º Semestre 2015

Prova
Gabarito


1º Semestre 2015

Prova
Gabarito

2014

2º Semestre 2014

Prova
Gabarito
Gabarito Retificado


1º Semestre 2014

Prova
Gabarito

2013

2º Semestre 2013

Prova
Gabarito


1º Semestre 2013

Prova
Gabarito

2012

2º Semestre 2012

Prova
Gabarito


1º Semestre 2012

Prova
Gabarito

2011

2º Semestre 2011

Prova
Gabarito


1º Semestre 2011

Prova
Gabarito

2010

2º Semestre 2010

Prova
Gabarito


1º Semestre 2010

Prova
Gabarito

2009

2º Semestre 2009

Prova
Gabarito


1º Semestre 2009

Prova
Gabarito Retificado
Gabarito