Vestibular

Interessados em disputar uma vaga para estudar em uma das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) já podem se inscrever no processo seletivo. O prazo vai até as 15 horas do dia 15 de dezembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 91 e a prova será aplicada no dia 8 de janeiro de 2023.

O Vestibular das Fatecs para o primeiro semestre do próximo ano oferta mais de 18,7 mil vagas para as unidades de todo o Estado de São Paulo. São 87 opções em cursos superiores de tecnologia gratuitos.

Novidades
Uma das novidades deste processo seletivo é a implantação da futura Fatec Votorantim, na região de Sorocaba. A unidade irá ofertar, já no primeiro semestre do próximo ano, 80 vagas no período noturno distribuídas entre os cursos superiores de graduação tecnológica de Controle de Obras e Desenvolvimento de Software Multiplataforma.

O Centro Paula Souza (CPS) também oferta duas novas opções de graduação tecnológica:

  • Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, disponível nas Fatecs São Paulo, na Capital (40 vagas/tarde), e São Roque (30 vagas/manhã).
  • Gestão de Logística Integrada na Fatec Jundiaí, com 80 vagas, sendo 40 para o turno da manhã e 40 para a noite.

Além disso, o número de vagas para o curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial na modalidade a distância (EaD) dobrou, agora são 1.880.

O CPS também ampliou a oferta de cursos já existentes para outras unidades. São eles:

  • Desenvolvimento de Software Multiplataforma nas Fatecs Jacareí (40 vagas/noite) e Praia Grande (40 vagas/tarde);
  • Gestão de Recursos Humanos na Fatec Mococa (40 vagas/noite);
  • Sistemas Embarcados na Fatec Santo André (40 vagas/manhã).

Inscrições
O candidato que deseja concorrer a uma vaga no processo seletivo para o primeiro semestre de 2023 deve ter cursado o Ensino Médio regular ou equivalente, comprovando a conclusão até a data da matrícula.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet até as 15 horas do dia 15 de dezembro. É preciso preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico. Feito isso, o candidato deve realizar o pagamento da taxa de R$ 91 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta getnet disponível no site do Vestibular. O pagamento deve ser feito até a data de encerramento das inscrições.

Ao realizar o preenchimento do formulário de inscrição, é preciso escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo e na página do Centro Paula Souza (CPS).

Caso o candidato não tenha acesso a computador e internet, as Fatecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para que seja realizada a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

Inclusão
candidato com deficiência ou que necessite de condições especiais para fazer a prova deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato. Isso deve ser feito, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 15 de dezembro. É possível solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou local adaptado para fazer o exame. Também podem solicitar condições especiais candidatos de unidades prisionais e candidatas em fase de amamentação.

candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deverá informá-lo, no ato da inscrição, no campo específico para tal. Não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar, durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

É de inteira responsabilidade do interessado o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio de documentos e o cumprimento dos prazos estipulados.

Confira outras datas do calendário do Vestibular das Fatecs:

  • 7 de novembro a 15 de dezembro – até as 15 horas: Inscrição para o processo seletivo;
  • 23 de novembro: Resultado dos pedidos de isenção e redução;
  • 23 de novembro a 15 de dezembro – até as 15 horas: Inscrição para os beneficiados com a isenção ou redução da taxa de inscrição;
  • 24 e 25 de novembro: Período de recurso para os pedidos de isenção e redução indeferidos;
  • 6 de dezembro – a partir das 15 horas: Resultado dos recursos de isenção e redução;
  • 5 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação dos locais de prova;
  • 8 de janeiro de 2023 – às 13 horas: Exame do Vestibular;
  • 9 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação do gabarito oficial
  • 18 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação da lista de classificação geral e primeira lista de convocação;
  • 19 e 20 de janeiro de 2023: Matrícula da primeira lista de convocados por meio do “Sistema de Matrícula Remota”;
  • 30 de janeiro de 2023 – a partir das 15h: Divulgação da segunda lista de convocação;
  • 31 de janeiro de 2023: Matrícula da segunda lista de convocação e envio de documentos.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Confira as provas anteriores