Etec Dr. Júlio Cardoso comemora aniversário de 100 anos, em Franca

Programação inclui abertura de cápsula do tempo, fanfarra e abraço coletivo no prédio; unidade foi inaugurada em 25 de abril de 1924 para oferecer cursos na área industrial

25 de abril de 2024 9:11 am Etec, Eventos, Institucional

Fachada do edifício centenário preserva as mesmas características da construção original do início do século passado | Foto: Divulgação

Com uma programação repleta de atrações culturais, a Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Júlio Cardoso, de Franca, comemora 100 anos de atividades, nesta quinta-feira (25). Inaugurada em 1924, para oferecer cursos industriais básicos de mecânica de máquinas e marcenaria, a unidade foi integrada ao Centro Paula Souza (CPS) em 1994 e contabiliza atualmente mais de 1,5 mil alunos matriculados em cursos técnicos modulares e no Ensino Médio Integrado ao Técnico, em várias áreas. Além da sede centenária, localizada na rua General Carneiro, no centro, a Etec ministra cursos em outras unidades de ensino que funcionam como classes descentralizadas.

De acordo com a diretora da Etec Dr. Júlio Cardoso, Rita Lombarde, o centenário ressalta a sensação de pertencimento de todas as pessoas que participaram da trajetória da escola. “Ao longo de um século, passaram por aqui diversas personalidades que ajudaram a construir a história da nossa região”, afirma. “A educação transforma vidas de forma permamente. Essa é a mensagem que queremos transmitir aos jovens de hoje e inspirar as gerações do futuro.”

Programação

A semana inteira contou com uma programação especial em homenagem ao centenário, incluindo apresentação de curta metragem sobre a história da escola, sarau e bate-papo com ex-alunos. Nesta quinta-feira (25), a solenidade de aniversário terá início às 9 horas com uma apresentação da fanfarra do Tiro de Guerra. À tarde, haverá um abraço coletivo no edifício, às 16 horas. No período da noite, a partir das 19 horas, com a presença da bateria do Centro Universitário Municipal de Franca (Unifacef), ex-alunos da Etec farão a abertura de uma cápsula do tempo enterrada 12 anos atrás.

Na sexta-feira (26), os estudantes contarão com apresentações musicais de DJ nos horários de intervalo. Às 10h30 será enterrada uma nova cápsula do tempo. A programação encerra-se com um jantar para convidados no período da noite.

História

O dia 25 de abril de 1924 foi declarado feriado municipal em Franca. A população da cidade parou para receber a visita do então governador Washington Luiz, empenhado em inaugurar a Escola Profissional de Franca, que havia sido criada pela Lei nº 1635, de 31 de dezembro de 1918. Instalada seis anos depois, a unidade começou as atividades ensinando ofício a 160 jovens do sexo masculino.

A partir de 1927, a escola abriu as portas para o ingresso de mulheres, em cursos de corte e costura, rendas e bordados, flores e chapéus, roupas brancas, pintura e decoração. Em 1929, a Escola Profissional de Franca passou a denominar-se Escola Profissional Mista (1929). Nos anos seguintes, a unidade foi se modernizando e recebendo novos cursos conforme as necessidades de cada época. Houve diversas mudanças de denominação, mas sempre preservando o nome do patrono, Dr. Júlio Cardoso: Escola Profissional Secundária Mista (1933), Escola Industrial (1945), Ginásio Industrial (1965), Centro Interescolar (1979), Escola Técnica Estadual de Segundo Grau (1986) e Escola Técnica Estadual (1994).

A Etec Dr. Júlio Cardoso mantém um centro de memórias dedicado a preservar a trajetória da unidade. O local pode ser visitado gratuitamente mediante agendamento. Mais informações no site da escola.

Vestibulinho

Estão abertas as inscrições do processo seletivo das Etecs para o segundo semestre de 2024. Ao todo, são mais de 41 mil vagas para cursos técnicos e especializações técnicas gratuitas no Estado. Em Franca, a Etec Dr. Júlio Cardoso oferece 200 vagas divididas entre os cursos de Contabilidade, Eletrotécnica, Mecânica, Recursos Humanos e Secretariado. Já a Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior disponibiliza 40 vagas para o curso de Agronegócio. As inscrições podem ser feitas até as 15 horas do dia 9 de maio, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.