No chamado trote solidário, como já é tradição, Etecs e Fatecs oferecem diferentes atividades com o objetivo de ajudar a comunidade e promover a integração de alunos novos e veteranos
Alunos veteranos da Etec Vasco Antonio Venchiarutti fizeram cartazes de boas-vindas para acolher os calouros| Foto: Divulgação
Todos os semestres, o início das aulas das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais é marcado por solidariedade e diversão. Os novos alunos são estimulados a participar de campanhas e brincadeiras para ajudar a comunidade e conhecer seus colegas. A inciativa visa integrar calouros e veteranos em um ambiente de aprendizado e inovação. Veja alguns exemplos das atividades promovidas pelas Etecs e Fatecs em todas as regiões do Estado.
Como ocorre em diversas unidades do Centro Paula Souza, a Etec de Lins promoveu a arrecadação de produtos de limpeza e de higiene para entrega em instituições de atendimento a pessoas carentes. Já na Etec Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis, os estudantes foram convidados a se cadastrar como doadores de medula óssea. Essas ações são conhecidas como trotes solidários.
Em outras escolas, a recepção aos novatos foi marcada por demonstrações de acolhimento e apoio à diversidade. Na Etec Sapopemba, na Capital, os ingressantes do curso técnico de Informática criaram juntos um boneco, representando o trabalho em equipe. Em Jundiaí, veteranos da Etec Vasco Antonio Venchiarutti colaram cartazes de boas-vindas com mensagens contra a homofobia e o bullying.
Entre outras atividades, gincanas e apresentações musicais também marcaram o início das aulas . Na Fatec Jaboticabal, a apresentação da banda Baden Jáyz comemorou a chegada dos calouros eos 10 anos de criação da faculdade.