Global Game Jam bate recorde de inscrições na edição de 2023

Fatecs de Carapicuíba e São Caetano do Sul foram, juntas, a segunda maior sede do evento internacional no Brasil e a primeira do Estado de São Paulo. Jogos seguiram o tema “roots”.

8 de fevereiro de 2023 10:06 am Eventos, Fatec

Vídeo disponível no Youtube traz apresentação dos jogos criados durante esta edição do encontro | Foto: Reprodução

Um dos maiores eventos de criação de jogos no mundo, a Global Game Jam (GGJ), realizada entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro, bateu recorde de inscritos. As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Carapicuíba e São Caetano do Sul atraíram mais de 180 participantes.

Neste ano, a GGJ contou com 788 sedes, distribuídas em 107 países. O Brasil foi classificado como a 32ª maior sede do mundo em quantidade de inscritos. Juntas, as Fatecs foram a segunda maior sede do Brasil e a primeira do Estado de São Paulo. A Fatec Carapicuíba contou com 58 participantes e a unidade de São Caetano, 135. A participação foi 100% gratuita e online.

“Tivemos alguns jogos bem interessantes, como o Coelhoots, desenvolvido por uma equipe formada quase que totalmente por ex-alunos e alunos de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul”, comemora Alan Carvalho, coordenador do curso na unidade do ABC e um dos organizadores do GGJ. “E mais uma vez foi ótima a integração com a galera da Fatec Carapicuíba. Funcionou muito bem com um servidor único no Discord (software utilizado entre os gamers para a comunicação durante o jogo) e vários alunos e ex-alunos que se revezaram como monitores e mentores. O espírito de colaboração é uma das grandes características da GGJ.”

A live de encerramento do evento, realizada no dia 5 de fevereiro, está disponível no link. No vídeo, é possível acompanhar a apresentação dos jogos criados durante esta edição feita pelos próprios desenvolvedores e professores que organizaram a Jam em cada unidade.

“Entre os jogos de destaque está o Root Invaders, que é um “Tower Defense“, no qual coelhos devem ser clonados, a partir da alimentação de raízes e vegetais que lhes dão poderes especiais, para lutar e salvar seu lar. Uma observação: a equipe é de São José dos Campos e participa pela terceira vez do evento em nossa sede”, detalha o coordenador do curso de jogos e organizador do GGJ na Fatec Carapicuíba, Carlos Alberto Paiva.

Todos os games desenvolvidos na GGJ tiveram que seguir a temática mundial que, em 2023, era “roots”. No anúncio do tema, que ocorreu no dia 29 de janeiro, a organização estimulou a criatividade pelas várias interpretações que a palavra “raízes”, em tradução para a língua portuguesa, pode ter: a raiz dos cabelos, uma família ou uma parte das plantas. Você pode conferir o vídeo de apresentação do tema aqui.

Compartilhe


Veja também