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Educação para o trabalho é tema de debate na Assembleia Legislativa

Encontro do Ciclo ILP-Fapesp contou com a participação da diretora-superintendente do CPS, que destacou o diferencial das carreiras técnicas e tecnológicas

6 de maio de 2024 5:25 pm Eventos, Governo, Institucional

José Alberto Cuminato, Laura Laganá, Tomás Bruginski de Paula e Ana Inoue compuseram mesa de debates na Alesp | Foto: Divulgação

Com o objetivo de discutir perspectivas na área da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), além de caminhos para ampliar o acesso dos jovens de baixa renda à formação profissional, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, participou da mesa de debates do Ciclo ILP-Fapesp: Educação para o Trabalho – Mudando Realidades. O evento foi realizado nesta segunda-feira (6), no auditório José Bonifácio, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Na oportunidade, a diretora-superintendente do CPS destacou as vantagens da modalidade e o diferencial das carreiras técnicas e tecnológicas no mercado de trabalho, incluindo as possibilidades geradas para as populações mais vulneráveis. “Para um jovem nascido em uma família de baixa escolaridade, uma vaga em um curso técnico representa a chance de construir um futuro melhor. Uma pesquisa recente demonstrou que profissionais com formação técnica conseguem aumentar a renda em cerca de 32% em comparação a quem tem somente o ensino médio no currículo”, afirmou.

Resultado de uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o ciclo de debates reúne especialistas de diferentes temas para divulgar a ciência e contribuir com a elaboração de políticas públicas em diversas áreas. O evento foi transmitido ao vivo e a gravação está disponível no YouTube.

Também participou do encontro a superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue, que reforçou a importância da democratização da educação profissional diante de um cenário de mudanças constantes, exigindo atualizações e formação ao longo da vida. “O Brasil ainda é um país com mais jovens do que idosos, com a possibilidade de transformar seu futuro de modo a gerar prosperidade e bem-estar a todos”, disse. Segundo ela, é necessário cuidar da juventude e apresentar perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional. “Precisamos formar uma geração adulta capaz de cuidar do País, da democracia, da Amazônia, das nossas riquezas e transformar todas as vantagens potenciais em realidade”, ressaltou.

Por sua vez, o professor titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), José Alberto Cuminato, apresentou estratégias de formação de recursos humanos em ciências de dados e inteligência artificial para suprir a demanda dos cursos de graduação.

Confira a íntegra do debate:


 

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