Filtro de Daltonismo

Fatec Pompeia conquista primeiro lugar no Hackathon da Agrishow

Equipe do curso de Tecnologia em Big Data no Agronegócio criou uma ferramenta para promover maior engajamento dos produtores rurais com o uso da tecnologia no campo

7 de maio de 2024 9:30 am Fatec, Premiação, Vestibular

A ferramenta criada por Miguel, Danilo, Daniel e Pedro superou 100 inscritos das principais universidades do país | Foto: Divulgação

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Shunji Nishimura, de Pompeia, se destacou na Agrishow 2024, uma das maiores feiras agropecuárias do mundo, realizada em Ribeirão Preto. A equipe Nishimura Team, formada por estudantes do curso superior de tecnologia em Big Data no Agronegócio, foi primeira colocada no Agrohacka entre mais de 100 inscritos.

“Agrohacka foi uma maratona de desenvolvimento com o desafio de criar soluções inovadoras para democratizar o acesso às tecnologias digitais no agronegócio”, explica o professor Hannes Fischer, orientador do grupo.

Daniel Lucas Ramos Barbante e Miguel Piffer Soares, do terceiro semestre, Danilo Ferreira Cury e Pedro Henrique Ribeiro dos Santos, do primeiro, se debruçaram sobre as dificuldades que as empresas do agronegócio têm em engajar os produtores no uso das tecnologias disponíveis. Buscaram uma maneira simples de mostrar como se pode evitar perdas usando dados.

“Dentro da plataforma digital de coleta e transmissão de dados já usada pelos agricultores, criamos uma funcionalidade que mostra as perdas de produtividade com pragas”, explica o estudante Danilo Cury.

A solução cruza dados sobre as pragas, dias de monitoramento e aplicação de defensivos criando mapas de calor. Ali o agricultor consegue visualizar o dano econômico causado pela infestação, o efeito dos defensivos, e a relação de ganho na aplicação destes produtos a partir das áreas afetadas e tratadas.

“Os números de infestação apresentados originalmente não significam muito para alguém sem a formação técnica específica. Criamos uma fórmula que mostra ao usuário o quanto está perdendo em unidade comercializada do cultivo – sendo sacas para soja, toneladas para cana. Assim esperamos engajá-los para inserir mais dados no aplicativo”, diz Pedro Henrique dos Santos

Mais de 200 alunos e professores da Fatec Pompeia visitaram a feira em Ribeirão Preto, e receberam a visita da diretora Marisa Faulin | Foto: Divulgação

Como prêmio, os alunos receberam uma caixa de som com assistente, e convites para uma trilha de mentoria e desenvolvimento de um dos grandes players do agronegócio mundial, e mentorias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

“A Agrishow fez parte do calendário acadêmico da Fatec Shunji Nishimura, este ano mais de 200 alunos e docentes da instituição visitaram a feira e tiveram acesso às principais tendências e inovações para o agronegócio”, disse diretora Marisa Faulin.

Processos seletivos

As inscrições para o Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024 está com inscrições abertas até dia 7 de junho, às 15 horas, exclusivamente, pelo site vestibularfatec.com.br, para os cursos de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão e de Big Data no Agronegócio.

Saiba mais:
Equipe da Fatec Pompeia conquista segundo lugar no Hackathon Unesp