Na formação em Gestão Ambiental, o destaque foi a Fatec Jundiaí, com o terceiro melhor curso do País; avaliação é feita por órgão ligado ao Ministério da Educação
Faculdades de Tecnologia de Jales e Rio Preto, ambas no Noroeste do Estado, receberam notas de excelência no Enade | Foto: Gastão Guedes
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) mostram que as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Centro Paula Souza oferecem algumas das melhores formações do País. O curso superior de tecnologia em Agronegócio da Fatec Jales foi considerado o segundo melhor do Brasil, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Já Gestão Ambiental da Fatec Jundiaí é o terceiro melhor no ranking nacional.
Os dados são do Enade de 2023 e foram divulgados na última semana. Entre os cursos de Agronegócio, a Fatec São José do Rio Preto também se destacou, obtendo a oitava posição no Brasil. Já na avaliação do curso superior de tecnologia em Radiologia, a Fatec Botucatu conquistou a 16ª colocação nacional.
As posições têm como referência as notas que cada graduação avaliada obteve no Enade. Os cursos das Fatecs Jales e Jundiaí conquistaram conceito 5, o máximo atribuído pelo Inep. Já os cursos das Fatecs Botucatu e São José do Rio Preto alcançaram nota 4, também considerada nota de excelência.
Melhores cursos superiores tecnológicos em Agronegócio do Brasil
Melhores cursos superiores tecnológicos em Gestão Ambiental do Brasil
Melhores cursos superiores tecnológicos em Radiologia do Brasil
Conjuntos
Anualmente, o Enade divide os cursos de graduação do País em três grupos e avalia um desses conjuntos. Em 2023, foi a vez do Ano 1. Além de alguns cursos superiores de tecnologia, formações em áreas como Ciências da Saúde, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo passaram por avaliação.
O exame é constituído por um questionário e uma prova, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componentes específicos, que visam avaliar o desempenho dos estudantes.
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