Filtro de Daltonismo

Fatec de Botucatu estuda biodiesel à base de óleo de soja

Em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fundação Estadual de Pesquisas Agronômicas e Florestais (Fepaf), a Fatec de Botucatu está desenvolvendo e testando um novo biodiesel, combustível proveniente de material 100% renovável. O projeto […]

22 de setembro de 2006 10:15 am Fatec

Crédito: jcomp – Freepik

O projeto foi elaborado pelo coordenador do curso de Logística, Luis Fernando Nicolosi Bravin, com a participação dos professores Roberto Antonio Colenci e Celso Fernandes Joaquim Jr., e dos alunos Luciano César Batista, Fernando Valsesia, Karin Cristina Laperuta, Rafael Santi e Fabiana Pedroso.

“A iniciativa visa criar um programa municipal de incentivo ao uso de combustíveis renováveis, ampliar a preocupação com o meio ambiente e diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera” explica Bravin.

Para que os estudos sejam realizados, a prefeitura de Botucatu cedeu um ônibus à Fatec. O coordenador do curso informou que o motor do veículo foi modificado e adequado para receber o biodiesel, feito à base de óleos de soja e girassol, os mesmos utilizados na cozinha doméstica.

“Além de colaborar com o meio ambiente, o uso destes combustíveis pode se converter em um ganho para indústria, uma vez que abrirá novos mercados e possibilidades para estes produtos. O sistema está sendo feito em caráter de teste, mas em breve prEtecndemos estender a toda frota a diesel”, esclarece Bravin.