Filtro de Daltonismo

Hackathon para mulheres premia alunas da Etec Jaraguá

Iniciativa da Inova CPS em parceria com Metrô desafiou jovens do CPS a propor soluções para combater violência contra mulher no transporte público; conheça as vencedoras

17 de maio de 2024 11:18 am Ações, Eventos, Premiação

Projeto premiado propõe botão de emergência virtual para agilizar ação de agentes de segurança em casos suspeitos | Foto: Divulgação

Um grupo de quatro estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, da Capital, recebeu na manhã desta sexta-feira (17) o prêmio de primeiro lugar no Hackathon Mulheres + Empreendedoras & Inovadoras. A iniciativa teve como objetivo desafiar alunas de Etecs e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, localizadas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a desenvolver soluções inovadoras relacionadas ao tema Como combater a violência contra a mulher, do subterrâneo ao terrestre. Mais de 120 jovens participaram da competição.

Julia Mendes Lima, Mariana Andrade Rodrigues, Paula Rodrigues Fagundes e Rayssa Moreira Silva venceram o desafio com o Projeto BPA (Botão de Proteção e Amparo). A proposta trata de um aplicativo com um botão de emergência virtual para agilizar a ação dos agentes de segurança do transporte público em caso de atitudes suspeitas. O projeto também inclui recursos de inteligência artificial utilizando câmeras e sistemas de sons para monitoramento e prevenção.

Em segundo Lugar, ficou a Etec Paulo do Carmo Monteiro, de Caieiras, com o projeto Help Me, elaborado pelas alunas Ana Vitória da Silva Oliveira, Agnes Barbosa Santos e Ewelyn Rose Vicente da Silva. Na terceira posição, a Etec de São Mateus, com o projeto Elas por Elas, das estudantes Emilly dos Santos Sousa, Isabela Aparecida Araújo e Larissa Alves de Oliveira.

Presença feminina

Organizada pela Inova CPS, em outubro de 2023, a maratona contou com uma fase online para geração de propostas de resolução do problema e um encontro presencial, no Pátio Jabaquara do Metrô de SP, na zona sul da Capital, onde as autoras dos melhores projetos receberam mentoria para transformar as ideias em protótipos.

De acordo com os organizadores, a competição teve como objetivo estimular ideias de produtos ou serviços focados em assegurar o bem-estar de mulheres que utilizam transporte público, incluindo melhorias no planejamento, na capacidade de gestão e nos equipamentos disponíveis, conforme as necessidades do público. A última pesquisa de perfil do passageiro do Metrô de SP aponta que 57% dos usuários são do sexo feminino.