Filtro de Daltonismo

Primeira fase da InterFatecs será disputada no sábado (18)

Maratona de programação envolve mais de 1,2 mil estudantes, divididos em 428 equipes; ao todo, 50 grupos se classificam para final, em setembro, na Fatec Bragança Paulista

17 de maio de 2024 11:21 am Eventos, Fatec

Realizada na Fatec Praia Grande, última final contou com a participação de 160 alunos divididos em 53 equipes l Foto: Divulgação

Mais de 1,2 mil estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) participam neste sábado (18) da primeira eliminatória da Maratona InterFatecs 2024. A competição de programação será disputada simultaneamente nos laboratórios de informática de 41 unidades, localizadas em diversas regiões do Estado.

Divididos em 428 equipes formadas por até três alunos, os participantes serão desafiados a resolver problemas e desafios lógicos buscando soluções em uma das linguagens de programação (C, C++, Java ou Python).

“Resolução de problemas é uma habilidade muito requisitada no mundo corporativo”, explica a coordenadora do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Bragança Paulista e responsável por esta edição da InterFatecs, Cristina Becker Matos Nabarro. “Ao trabalhar em conjunto, os alunos desenvolvem o aprendizado colaborativo, a capacidade de comunicação e a gestão de tempo.”

Cerca de 50 grupos classificam-se para a fase final, marcada para 28 de setembro, na Fatec Bragança Paulista, localizada na região de Campinas.

Participam desta primeira eliminatória estudantes das Fatecs localizadas nos seguintes municípios: Araraquara, Araras, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Capital (Ipiranga, São Paulo, Zona Leste e Zona Sul), Carapicuíba, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Franco da Rocha, Garça, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Itapetininga, Itapira, Itu, Jundiaí, Marília, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Ourinhos, Praia Grande, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, Santos, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Sorocaba, Taquaritinga, Tatuí e Taubaté.

Oportunidade

Além da competição de programação, a final da InterFatecs contará com uma série de palestras, oficinas e estandes de empresas patrocinadoras, que recrutam talentos entre os alunos. “Além de enriquecer a formação dos estudantes, o evento oferece a oportunidade de contato com futuros empregadores e parceiros em potencial”, afirma Cristina Nabarro.

A InterFatecs é realizada anualmente, inspirada na maratona de programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É a primeira vez que a Fatec Bragança Paulista organiza a competição. Em 2023, o evento foi realizado pela Fatec Praia Grande. O grupo vencedor foi o Ctrl+Alt+Elite, formado por alunos da Fatec São José dos Campos. A final contou com a participação de 160 estudantes divididos em 53 equipes. A primeira fase da competição foi disputada simultaneamente em 31 Fatecs, por cerca de 750 estudantes, divididos em 250 equipes. Mais informações estão disponíveis no site da InterFatecs.

Venha estudar nas Fatecs

As inscrições para o Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024 estão abertas até dia 7 de junho, às 15 horas, exclusivamente, pelo site vestibularfatec.com.br. São oferecidas 14.406 vagas para este processo seletivo. Outras 5.109 vagas estão reservadas para os candidatos do Provão Paulista. No total, são 19.515 vagas para a formação profissional gratuita de nível superior.

Maratona InterFatecs 2024 – primeira eliminatória
Local: