Filtro de Daltonismo

Competição de robótica tem inscrições até 30 de julho

Desafio é para que equipes desenvolvam robôs autônomos que realizem tarefas sem qualquer intervenção humana; evento será virtual e as inscrições podem ser feitas por participantes do mundo inteiro

28 de julho de 2021 10:29 am Institucional

Registro de um dos robôs apresentados no Campeonato Brasileiro de Robótica de 2019 | Foto: RoboCup Brasil

A edição de 2021 da Competição Brasileira de Robótica – RoboCup Open, um dos maiores eventos universitários da área na América Latina, está com inscrições abertas até o próximo dia 30 de julho. O torneio será realizado de forma virtual e está aberto para participantes de todo o mundo. Dividido em categorias, o evento é organizado pela RoboCup Brasil e tem como objetivo o desenvolvimento de robôs autônomos, que realizam tarefas sem qualquer intervenção humana, pelas equipes participantes.

Podem se inscrever estudantes do Ensino Superior, pesquisadores, pós-graduandos e estudantes do Ensino Fundamental e Médio, em uma divisão especial. A competição tem 16 grupos, divididos em temas cotidianos como futebol, corrida e home, em que os robôs devem executar tarefas domésticas. Todas as equipes devem programar os equipamentos para executar as tarefas corretamente, de forma autônoma. As categorias foram adaptadas para que a participação das equipes ocorra de forma online, por meio de simuladores.

A proposta é incentivar e difundir os estudos e tecnologias elaboradas pelas universidades na área de robótica. “Nosso objetivo é manter o incentivo ao estudo da robótica, permitindo a troca de ideias e informações entre os participantes, mas sem gerar aglomerações. Assim, possibilitamos a participação de mais alunos, que vão poder participar do evento de suas casas”, diz a coordenadora-geral da competição este ano, Carmen Ribeiro Faria Santos.

O evento será realizado de 11 a 15 de outubro e transmitido ao vivo, pela internet. Em 2020, mais de 700 estudantes de universidades do mundo inteiro participaram. As inscrições podem ser realizadas até 30 de julho, pelo site da Competição Brasileira de Robótica, onde também estão as informações detalhadas sobre a programação.

Competição Brasileira de Robótica – RoboCup Open
Evento: de 11 a 15 de outubro de 2021